Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

UNIR abre seleção de novos alunos para cursos de graduação por meio de notas do Ensino Médio

- anúncio-

(Foto: Assessoria)

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) publicou nesta segunda-feira, dia 15, o Edital Complementar do PS UNIR 2022, para seleção de candidatos por meio de notas do Ensino Médio. No total estão sendo oferecidas 1.192 vagas para 41 cursos nos campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena. A relação de cursos e de vagas disponíveis por curso pode ser consultada aqui. As inscrições acontecem entre os dias 19 e 24 de agosto, e todo o processo deve ser realizado online, por meio deste link: https://sistemas.unir.br/discente. Todo o processo de inscrição e confirmação das inscrições será realizado de modo online.

O edital prevê que os candidatos serão selecionados pela média das notas de Português e Matemática obtidas ao longo do Ensino Médio. Para isso, as notas devem ser informadas no ato da inscrição de depois comprovadas no momento da entrega do histórico escolar no momento da matrícula. No edital de seleção há o detalhamento sobre como este processo é conduzido, e todos os documentos referentes ao PS UNIR 2022 estão disponíveis para consulta no Portal de Processos Seletivos da UNIR.

O início das aulas para os alunos selecionados neste Edital Complementar do PS UNIR 2022 será no dia 29 de agosto, quando começa o novo semestre letivo, como previsto no Calendário Acadêmico 2022. As chamadas para matrículas, se necessário, serão realizadas mesmo após o início das aulas, respeitando o limite máximo de 25% do tempo transcorrido desde o início do semestre letivo.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com a reitora da UNIR, professora Marcele Pereira, assim como aconteceu em 2021, também neste ano a Universidade ampliou as formas de acesso ao ensino superior para os alunos de Rondônia. “O objetivo da UNIR é garantir a formação em nível superior para a maior quantidade possível de estudantes do nosso Estado, e com crescente qualidade. Por isso, além da oferta de vagas pelas notas obtidas no Enem, há agora esta opção de entrada por meio das notas do Ensino Médio. Assim, mesmo sem ter realizado as provas anuais do Enem é possível concorrer e vir ser aluno da nossa UNIR”, disse a reitora.

- Advertisement -

Cursos em todo o Estado – A UNIR é a única Universidade pública de Rondônia e oferece mais de 60 cursos de graduação em todas as regiões do Estado. Todos os seus cursos são gratuitos e a instituição mantém uma política de auxílio estudantil, para garantir a permanência de estudantes nos cursos para os quais são selecionados. Esta política de auxílio prevê a oferta e pagamento de bolsas para os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Universidade. Dentre eles está a vulnerabilidade socioeconômica, uma vez que a prioridade é auxiliar alunos de famílias de baixa renda. Entre as modalidades de bolsas oferecidas para garantir a permanência dos alunos estão os auxílios transporte, alimentação, creche e permanência.

Além disso, a Universidade mantém programas próprios de iniciação científica, de extensão e de inovação. Também nestes casos os alunos selecionados recebem bolsas para desenvolver, sob orientação de professores orientadores, todos doutores ou mestres, projetos específicos, que são complementares na formação acadêmica e profissional. O objetivo da UNIR com estas iniciativas é garantir que os alunos tenham condições de se manterem na Universidade mesmo em condições sociais adversas, e também oferecer uma formação que vá além do currículo básico dos cursos, voltando-se também para a preparação para a pesquisa, pós-graduação e contato ampliados com as realidades que vão além das aulas. Informações sobre todos os cursos oferecidos pela UNIR estão disponíveis no Portal da Universidade (www.unir.br).

Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas