Rondônia, quarta-feira, 17 de agosto de 2022, - Email: [email protected] - Telefone: 69 9957-2377




Sedam fortalece canais de denúncia online contra queimadas em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam está realizando campanhas para a conscientização quanto às queimadas feitas de forma proposital, principalmente, neste período de seca. Esse trabalho está acontecendo por meio da educação ambiental promovida nas zonas rurais, por intermédio de palestras em escolas e propriedades rurais, com objetivo de evitar queimadas.

A Sedam é responsável pelo monitoramento das queimadas rurais e a identificação dos infratores, já o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia – CBMRO, fica com o trabalho de contenção do fogo.

- Advertisement -
- Advertisement -

Vale ressaltar que, por meio do Decreto n° 11.100 de 22 de junho de 2022, o Governo Federal determinou a suspensão da permissão do emprego do fogo em todo o território nacional pelo prazo de 120 dias, conforme previsto no Decreto n° 2.661, de 1998, que trata de práticas agropastoris e florestais. A medida vale para todo o território nacional.

Para alcançar o maior número de pessoas com as informações adequadas para prevenção de queimadas, os moradores das áreas rurais participam de palestras educativas, oferecidas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Sedam.

Denúncias de queimadas no perímetro urbano são de competência das Prefeituras, ou seja, das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, enquanto a Sedam tem competência para receber denúncias de queimadas em zona rural de todo o Estado de Rondônia.

Canais de denúncia

Para denúncias na área rural, ligue para 0800 6471150 ou na ouvidoria da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, para o número 0800 647 11 50, whatsApp (69) 98482-8690, (69) 3212-9648 ou e-mail: [email protected]

Para denunciar queimadas no perímetro urbano, a população deve entrar em contato com as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de cada cidade.

 

da Secom/RO

- Advertisement -














Veja também





Notícias relacionadas