Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Os cuidados com a saúde no período de estiagem em Rondônia

- anúncio-

Enfermeira orienta como amenizar os problemas de saúde durante o período  
Foto: Divulgação

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no final do mês de julho, Porto Velho, capital de Rondônia, registrou a umidade de ar em 7%. O dia mais seco da capital em 2022 ficou abaixo, por exemplo, da registrada em Wadi Halfa, cidade do Sudão, no deserto do Saara, onde a média é de 14%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a umidade do ar ideal compreende a faixa entre 50 e 80%. A estiagem neste período do ano em Rondônia, acompanhada da baixa umidade do ar, traz grandes impactos à saúde dos rondonienses. Nesta época do ano na região, é comum a manifestação de uma grande variedade de enfermidades, como rinite alérgica, irritações na pele, faringite, irritações nos olhos e sinusite, além de sintomas de desidratação corporal e nariz com sangramento.
Para amenizar esses desconfortos, a enfermeira e professora da UNINASSAU/UNIFACIMED, Teresinha Cícera, orienta a população sobre formas de passar esse período sem chuvas de uma forma mais saudável. “Precisamos manter o corpo hidratado. A ingestão de pelo menos 2 litros de água e uma alimentação baseada em frutas, vegetais e legumes, que também são formados por líquidos, contribui muito para o bem-estar, além de evitar fazer atividades físicas durante os períodos de sol, pois podem potencializar o processo de desidratação”, apontou a profissional.
Além dos hábitos saudáveis, a professora aponta que o soro fisiológico e hidratantes labiais também são alternativas para diminuir o impacto da irritação de pele, nariz e garganta. Ela ainda destaca algumas orientações como: umidificar o ambiente com vaporizadores, umidificadores, toalhas molhadas ou recipientes com água; utilizar soro fisiológico para limpar os olhos e narinas; usar hidratante labial; manter os cobertores limpos para evitar o acúmulo de ácaros e partículas de poluição e deixar a janela aberta para manter a circulação de ar no ambiente.
Aline Boone- Assessoria de Imprensa-UNINASSAU/UNIFACIMED
- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas