Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Estado de Rondônia realiza o III Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia

- anúncio-

O Festival do Tambaqui da Amazônia é o maior evento de peixe assado que se tem notícia no mundo. É uma estratégia que une entidades representativas do setor produtivo e tem como objetivo a expansão do mercado do tambaqui, incentivando o seu consumo e gerando oportunidades para a cadeia produtiva da piscicultura de Rondônia.

Em 2022, o Festival efetiva-se no montante internacional, tornando-se destaque no ramo. No próximo dia 4 será realizado de forma simultânea, o evento para 10 municípios de Rondônia, nove capitais da Amazônia Legal e em Nova Iorque (EUA), na ocasião serão assadas mais de 15 mil bandas do tambaquis.

Em Rondônia, as vendas começaram na última quarta-feira (10), cada ticket custa R$ 20,00 (vinte reais) e pode ser adquirido presencialmente nos escritórios da Emater nos municípios e em Porto Velho na sede da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, localizada no 3° andar do Edifício Rio Jamari, do Palácio Rio Madeira – PRM.

- Advertisement -
- Advertisement -

A iniciativa nasceu da Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia – Acripar, no ano de 2017, em Ariquemes. Nas palavras de Francisco Hidalgo Farina, presidente da Comissão Nacional de Aquicultura – CNA, da Associação Brasileira de Criadores de Tambaqui  Abratam e da Acripar, “o Festival Internacional do Tambaqui da Amazônia busca abrir portas à exportação do tambaqui da Amazônia, além de mostrar para o mundo que Rondônia é uma das maiores promessas do agro, fortalecendo assim nossos produtores, que estão sempre atentos às novas tecnologias sustentáveis”.

- Advertisement -

Desde o ano de 2019, o evento é realizado em parceria com o Governo do Estado de Rondônia e o Sebrae, sendo o valor arrecadado doado às entidades sociais sem fins lucrativos. Estas foram selecionadas por meio de um edital de chamamento público.

A edição de 2021 foi um grande sucesso, contou com a participação das 26 capitais, Distrito Federal e mais 30 municípios de Rondônia. Foram assadas 34.050 bandas de tambaquis em todo País, sendo arrecadado e doado o montante de R$ 680 mil reais.

O tambaqui é um dos símbolos do Estado e está conquistando o paladar, não só dos brasileiros, mas também de outras nações. Ele já é consumido nos EUA e está abrindo portas de investimentos em diversos países. Para o secretário de Estado da Agricultura, Janderson Dalazen, “o festival é estratégico para promoção do pescado no Brasil e no mundo. O tambaqui é uma excelente fonte de proteína animal que pode ser produzida com eficiência e sustentabilidade na Amazônia”.

O Estado de Rondônia ocupa a 3ª posição no ranking nacional de produção de peixes e a primeira na de produção dos peixes nativos em cativeiros.

 

 

Fonte: Assessoria

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas