Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Zoe: onda de calor na Espanha é a primeira a ser nomeada no mundo; termômetros chegaram a 45ºC no país

- anúncio-

Imagem de Joe por Pixabay

A onda de calor que tem impactado a rotina de moradores da Europa ganhou uma classificação. Na Espanha, o fenômeno foi nomeado de “Zoe” pela plataforma promeTEO Sevilla, um programa piloto de classificação.

Nos últimos dias, os termômetros chegaram aos 45ºC no país, com mais de 500 mortes registradas. A classificação Zoe é a mais alta do sistema de categorização do promeTEO. É a primeira vez que uma onda de calor recebe nomenclatura.

No comunicado sobre a denominação, a plataforma alertou a população espanhola, “especialmente a mais vulnerável, da importância de seguir recomendações sanitárias para prevenir uma insolação e permanecer atentos aos sintomas que provocam este tipo de transtorno”.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo a plataforma, a denominação do nome para fenômenos com alto grau de impacto na saúde pode ajudar a população a tomar medidas efetivas para se proteger das altas temperaturas.

- Advertisement -

Por isso, as ondas de calor extremo receberão um nome próprio, começando pela última letra do alfabeto espanhol. Além da Zoe, há outras nomenclaturas que serão usadas: Yago, Xenia, Wenceslao e Vega.

“Trata-se de uma chamada de atenção para alertar sobre este fenômeno meteorológico, como se faz há tempos com os furacões, tornados e nevascas intensas”, informou a página.

Emergência climática

Fenômenos extremos como a onda de calor que está castigando a Europa serão cada vez mais comuns, de acordo com a Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas. Em coletiva no dia 19/7, o secretário-geral da agência, Petteri Taalas, reforçou que essa é a nova realidade global em um cenário marcado por mudanças climáticas.

“Bombeamos tanto dióxido de carbono na atmosfera que a tendência negativa continuará por décadas. Não conseguimos reduzir nossas emissões globalmente”, disse Taalas. “Espero que este seja um alerta para os governos e que tenha impacto nos comportamentos de voto nos países democráticos”.

Países como Portugal, Espanha, Inglaterra e França estão enfrentando uma onda de calor extremo que já causou mais de mil mortes. O fenômeno provocou uma série de incêndios florestais nesses países.

POR: METRÓPOLES

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas