Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Talibã anuncia que mulheres serão obrigadas a cobrir rostos em público

- anúncio-

Foto: Ali Kharas/Reuters

Talibã anunciou neste sábado (7) que as mulheres afegãs deverão cobrir seus rostos, de acordo com um decreto do líder supremo do grupo, uma escalada nas crescentes restrições às mulheres, o que está provocando uma reação da comunidade internacional e de muitos afegãos.

Um porta-voz do Ministério para a Propagação da Virtude e Prevenção do Vício leu o decreto do líder supremo do grupo, Hibatullah Akhundzada, em uma coletiva de imprensa em Cabul, dizendo que o pai de uma mulher ou um parente masculino mais próximo seria visitado e eventualmente preso ou demitido de seu emprego no governo se ela não cobrisse o rosto fora de casa.

Ele acrescentou que a cobertura facial ideal era a burca azul, que se tornou um símbolo global do regime linha-dura anterior do Talibã de 1996 a 2001.

- Advertisement -
- Advertisement -

A maioria das mulheres no Afeganistão usa lenços na cabeça por motivos religiosos, mas muitas em áreas urbanas como Cabul não cobrem o rosto.

- Advertisement -

O grupo enfrentou uma intensa reação, liderada por governos ocidentais, mas acompanhado por alguns estudiosos religiosos e países islâmicos, por suas crescentes limitações aos direitos das mulheres.

Uma reviravolta em março, na qual o grupo fechou escolas de ensino médio para meninas na manhã em que deveriam abrir, provocou a ira da comunidade internacional e levou os Estados Unidos a cancelar reuniões planejadas para aliviar a crise financeira do país.

Washington e outras nações cortaram a ajuda ao desenvolvimento e aplicaram sanções severas ao sistema bancário afegão desde que o Talibã assumiu o poder em agosto de 2021, levando o país à ruína econômica.

O Talibã disse que mudou desde a última vez em que esteve no poder, quando proibiu a educação de meninas e obrigou mulheres a sair de casa acompanhadas de um parente do sexo masculino e com o rosto coberto.

No entanto, nos últimos meses, o governo aumentou suas restrições às mulheres, incluindo regras que limitam suas viagens sem um acompanhante masculino e proíbem homens e mulheres de visitar os parques ao mesmo tempo.

Por CNN Brasil
- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas