Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Por que personagens de animes e mangás tem olhos tão grandes?

- anúncio-

Para aqueles que não estão habituados com o estilo ou apenas recentemente começaram a explorar o universo de mangás e animes, é comum que uma série de dúvidas a respeito dessas formas de arte surjam, uma vez que muitas dessas produções compartilham dos mesmos traços e elementos que o tornam distintos de uma animação ocidental. Uma das dúvidas mais frequentes a respeito do estilo artístico de animes e mangás é “por que os personagens costumam ter olhos tão grandes?

Sendo um traço que imediatamente chama a atenção dos fãs e demais espectadores, é uma daquelas perguntas que é quase impossível de não se ouvir (ou não se fazer) pelo menos uma vez na vida, mas apesar da frequência a resposta já é bem conhecida e bem documentada.

- Advertisement -
- Advertisement -

Olhos grandes em personagens de animes e mangás são geralmente atribuídos a Osamu Tezuka, um dos artistas mais prolíficos do estilo, considerado pela maioria como o “pai do mangá”.

- Advertisement -

Um de seus primeiros (e mais célebres) personagens é Astro Boy, cujo mangá foi publicado pela primeira vez em 1952. Durante a criação do personagem, Tezuka baseou muito de seu estilo nos precursores da animação de sua época, inspirando-se principalmente em personagens da Walt Disney como o ‘Mickey Mouse’, mas também em personagens como Betty Boop, até finalmente desenvolver sua estilística própria, adaptada para a realidade e cultura japonesas.

Foi a partir de ‘Astro Boy’ e outras obras de Osamu Tezuka que muitos outros animes e mangás modernos surgiram, e os olhos grandes foi uma das características que não só chamaram atenção na época, como também acabaram sendo herdadas em produções futuras. O produtor Fred Ladd, responsável por levar ‘Astro Boy’ para os Estados Unidos, confirmou essa hipótese ao dizer que, de fato, o mangá era inspirado em Betty Boop. O sucesso absurdo de Astro Boy foi um dos motivos que levaram outros estúdios a imitar o estilo de Tezuka.

Assim como em personagens ocidentais como ‘Bambi’ e ‘Mickey Mouse’, olhos maiores têm o efeito (e a intenção) de comunicar a ideia de que um personagem é mais “fofo” ou inocente. Além dos aspectos históricos, isso é amplamente utilizado como recurso emocional em animes e mangás, com os personagens mais jovens e “inocentes” sendo retratados com olhos maiores e mais “abertos”, enquanto personagens mais sérios e mais velhos são retratados com olhos mais estreitos e fechados. Isso pode ser observado em animes como ‘Hunter x Hunter’, ‘Dragon Ball e ‘Naruto’.

Ou seja, além da explicação histórica, da maior parte das produções atuais carregarem ao menos um aspecto do estilo criado por Osamu Tezuka, tanto nas animações ocidentais quanto em animes e mangás japoneses essas distorções de feições faciais servem um propósito narrativo, desenhando traços de personalidade e indicando ao espectador como cada personagem deveria ser visto e interpretado.

Independente de sua história e de sua função, é seguro afirmar que essa é uma das características que torna o anime e o mangá formas de arte tão distintas. Mesmo não sendo um traço presente como regra, é apenas uma daquelas coisas que faz com que a gente olhe para uma ilustração e diga “isso é um mangá!

Por: Lucas Martinatto

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas