Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Após intervenção do Conselho Tutelar, recém-nascido de Cerejeiras irá realizar cirurgia cardíaca em São Paulo

- anúncio-

Moradores do município de Cerejeiras (RO), Daiane Fernandes Morais e seu esposo Luciano Novak, pais do pequeno Davi Fernandes Novak, que tem 55 dias de nascido e precisa passar por procedimento cirúrgico cardíaco em razão de uma anomalia no coração, embarcaram em uma UTI aérea da Corpo de Bombeiros, na manhã desta segunda-feira (28) em Cerejeiras, com destino a cidade de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo. Daiane esclareceu que Davi nasceu cardiopata com sopro no coração e duas veias cardíacas invertidas e por orientação médica precisa dormir sentado ou em pé junto ao corpo dos pais.

Daiane havia realizado o cadastro na regulação do Sistema Único de Saúde – SUS e também no sistema de Tratamento Fora de Domicilio – TFD, ainda em Porto Velho, logo após receber o laudo da Cardio-Pediatra e a decisão da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) foi negativa para o procedimento cirúrgico que seria realizada em São Paulo e custa aproximadamente R$ 300 mil reais.

Ao retornar para o município de Cerejeiras, onde reside com a família, Daiane procurou o Conselho Tutelar e recebeu todo apoio necessário para judicializar ação contra o SUS e Estado de Rondônia para custear as despesas com a cirurgia e transporte do pequeno Davi.

- Advertisement -
- Advertisement -

O Conselho Tutelar é um órgão colegiado que possui 5 membros, devidamente escolhidos pela sociedade em processo eleitoral, que trabalha em rede em parceria com o CMDCACRASCREASMinistério PúblicoDefensoria Pública e Tribunal de Justiça, e, é responsável por garantir os direitos da criança e adolescente em conformidade com a Lei 8069/1990 – ECA e Constituição Nacional.
“A Daiane nos procurou buscando auxílio em favor do seu filho Davi na sede do Conselho Tutelar, imediatamente encaminhamos o caso para defensoria pública, que cuidou da parte jurídica junto ao Tribunal de Justiça na comarca de Cerejeiras, após trâmites burocráticos o resultado foi positivo, o SUS e Estado de Rondônia já disponibilizaram os valores necessários da cirurgia que foram transferidos para o hospital e uma UTI aérea do Corpo de Bombeiros se deslocou até Cerejeiras para transportar mãe, pai e filho até a cidade de São José do Rio Preto (SP), enfim um resultado muito satisfatório e os direitos da criança assegurados por meio da rede de garantias, esse é o nosso  papel como Conselho Tutelar”, Esclareceu a professora Sônia Alves, Conselheira Tutelar em Cerejeiras.

- Advertisement -

A corporação do Corpo de Bombeiros de Cerejeiras deu todo suporte necessário, buscando a família em sua residência, transportando eles até a pista de embarque e fazendo o acompanhamento até saída da aeronave. Daiane seguiu viagem em companhia do esposo Luciano e do filho Davi rumo a cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, onde uma equipe de profissionais médicos irá realizar o procedimento cirúrgico nos próximos dias. O embarque em Cerejeiras ocorreu por volta das 08h35min e a viagem tem duração de 4h40min, com vôo inicial de 1h40min com escala na cidade de Cuiabá (MT) e mais 3h de vôo até a cidade de São José do Rio Preto (SP) segundo informou o comandante da aeronave.

“Estou muito feliz com esse resultado, minha gratidão a Deus, a quem sempre confiei, aos Conselheiros Tutelares pelo acolhimento e empenho, em especial a Conselheira Tutelar Sônia Alves, Defensora Pública Manuela Guimarães e sua assessora Milena, o secretário municipal de saúde Ederson Lopes, a equipe do cartório da 1ª Vara da Família do Fórum de Cerejeiras, Tribunal de Justiça e cada pessoa que orou, rezou e contribuiu financeiramente para que possamos ter uma estadia tranquila durante o período que precisar ficar em São Paulo, minha gratidão. Que Deus retribua a cada um de vocês” Disse Daiane emocionada.

APELO NAS REDES SOCIAIS

Daiane e amigos iniciaram uma intensa campanha nas redes sociais em favor do pequeno Davi.

“Me chamo Daiane Fernandes Morais e venho pedir ajuda financeira por meio de uma Rifa que estamos realizando com diversos prêmios que foram doados por pessoas que são verdadeiros Anjos de Deus,  para custear despesas da estadia minha e do meu esposo, pois iremos acompanhar a cirurgia de coração que meu Bebê em hospital especializado no estado de São Paulo, com previsão inicial de ficarmos 30 dias lá. A cirurgia já deu certo e será custeada pelo SUS graças a Deus e todos que colaboraram”. Afirmou

Quem quiser ou puder ajudar com o valor de R$ 5,00 para RIFA pode manter contato: (69) 99289-7251 com Fernanda ou (69) 99341-7354 com Sara.

 

Doações de qualquer valor podem ser realizadas por meio da Chave Pix celular: 69 984744767. Tendo como favorecida: Daiane Fernandes Morais – informações: (69) 99271-5453 ou (69) 98474-4767.

Texto e imagens: Gazeta Rondônia.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas