Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Covid: Porto Velho atinge 90% de ocupação de leitos de UTI e Sesau decide reabrir Cero

- anúncio-

Cero Porto Velho foi reaberto nesta quinta-feira (20) — Foto: Sesau/Reprodução

O governo de Rondônia reabriu nesta quinta-feira (20) os leitos do Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) em Porto Velho. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tomou esta decisão após os leitos de UTI Covid atingirem 90% de ocupação na capital.

Segundo o secretário Fernando Máximo, a reabertura do Cero em Porto Velho possibilitou a ampliação de 18 leitos de UTI Covid e 22 leitos clínicos.

“Porto Velho estava com 90% dos leitos de UTIs ocupados, mas a média estadual de ocupação de leitos Covid era de 65% de taxa de ocupação. Ao reabrir o Cero hoje em Porto Velho, a nossa taxa de ocupação de leitos de UTI em Rondônia cai para 55% no estado de Rondônia”, disse Máximo.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ainda segundo a Sesau, para o Cero serão enviados pacientes com quadro moderado de Covid, ou seja, que precisam de internação, mas não de intubação.

- Advertisement -

“Os pacientes mais graves serão atendidos no complexo JBS, anexo ao Cemetron. Lá vão ser atendidos os que precisam de intubação em UTI”, disse.

Internados em UTIs

De acordo com o último boletim da Sesau, de quarta-feira (19), Rondônia tinha 180 pacientes internados com Covid. Deste total, 33 estavam em UTI da rede estadual e 24 em UTI de rede municipal.

Dos hospitais com UTIs em Rondônia, três registravam taxa de 100% de ocupação até a noite de quarta-feira, conforme relatório do governo. São eles:

  • Cemetron (em Porto Velho)
  • Hospital Municipal Cândido Rondon (Ji-Paraná)
  • Heuro (Cacoal)

Casos positivados

Apenas nos últimos dois dias, Rondônia teve mais de 3 mil casos de coronavírus registrados em sistema, sendo 1.711 apenas na quarta-feira.

Entre 1° e 18 de janeiro, o estado de Rondônia já registrou 8.450 casos conhecidos de coronavírus, sendo que 1.611 foram registrados apenas na última terça-feira (18), o pior número do mês.

No último fim de semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que há 51 casos da variante Ômicron em Rondônia. Os casos foram confirmados em nove municípios.

Na última quarta-feira, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) emitiu um alerta sobre um novo aumento de casos da Covid-19 e cobrou que autoridades façam mais divulgação sobre a importância da vacinação.

“Como não é possível descartar a circulação das demais variantes, já enraizadas na comunidade, é provável que estejamos diante de um novo ciclo de aumento de casos, causados pelas diferentes formas do SARS-CoV-2”, diz o Cremero.

Por: G1/RO

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas