Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Como fazer compras seguras na Black Friday de 2021

- anúncio-

Fazer compras com segurança pela internet já se tornou um desafio para muitos. Isso porque o hábito de pesquisar e comprar online requer cuidados importantes antes de fechar negócio. No entanto, cada vez mais as compras por e-commerces nacionais e estrangeiros crescem. Este fenômeno também é esperado para a Black Friday de 2021, e diante disso, especialistas ensinam a se proteger para ir às compras de final de ano.

A Black Friday será realizada em 26/11/2021 e até lá é possível pesquisar e analisar preços que realmente sejam vantajosos. Mas, todas as pesquisas e transações devem ser feitas a partir de sites seguros, por meio de links confiáveis e em dispositivos seguros. Ficar atento à reputação dos vendedores e a promoções milagrosas também é uma forma de se proteger.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segunda a empresa de tecnologia ClearSale, especializada em soluções antifraudes, é esperado um crescimento de 52% no número de golpes nas compras da Black Friday deste ano. Para se proteger disso, a empresa dá dicas importantes que valem para consumidores experientes em compras online e principalmente para o público mais leigo.

- Advertisement -

Adquira produtos online somente de aparelhos confiáveis

As compras online são em sua grande maioria realizadas em dispositivos móveis no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Webshoppers, as vendas online realizadas por dispositivos móveis representaram 55,1% do total de vendas realizadas em 2020. Somente as compras de dispositivos móveis atingiram 45,9 bilhões de reais no ano passado, em pleno ano da pandemia.

Desta forma, é fundamental realizar transações online mais seguras, a partir do seu próprio aparelho. É muito importante realizar compras utilizando a sua conexão de internet, de preferência criptografada, e evitar comprar utilizando internet pública. É crucial não fazer compras em computadores públicos ou em aparelhos móveis de terceiros, pois os dados podem ficar armazenados no equipamento ou no navegador. 

Pesquise a reputação do vendedor

Sites confiáveis, como o AliExpress, Shopee, Amazon, Mercado Livre, entre outros, são consagrados do público e oferecem segurança e garantia de entrega do produto. No entanto, mesmo nesses sites, é fundamental pesquisar bem as avaliações dos vendedores, realizadas por outros clientes.

Ficar atento à reputação de vendedores também é fundamental para se proteger e evitar golpes. Realizar buscas pelo histórico dos vendedores junto ao Procon ou em sites de reclamação, como o Reclame Aqui, é o primeiro passo para avaliar a reputação. Além disso, os próprios e-commerces disponibilizam o histórico de vendas e avalições dos parceiros.

Opte por sites que oferecem formas seguras de pagamento

Outro ponto fundamental para que as compras na Black Friday deste ano sejam um sucesso, é optar por sites que oferecem amplas formas de pagamento. Os sites já citados oferecem ótimas formas de pagamento e mantêm vínculo com plataformas intermediárias de pagamento.

Desconfie de vendedores que oferecem somente a opção de pagamento via Pix. Optar por compras pagas no cartão de crédito é uma forma mais segura e prudente de se comprar na Black Friday de 2021, pois se ocorrer algum problema, é possível cancelar a compra e acionar a operadora do cartão.

Ofertas milagrosas são suspeitas

Esteja atento a ofertas de produtos bem abaixo do valor praticado comumente. Para se proteger, não realize a transação ao clicar em um link com uma oferta imperdível, sem antes pesquisar bem sua origem. Entre no site da empresa pesquisando por ela no Google e em seguida confira se o preço realmente é o que você viu no anúncio.

É comum esse tipo de fraude em links que circulam nas redes sociais com promoções imperdíveis. Ao clicar, o usuário acaba indo parar em um site falso, faz a compra e paga por algo que nunca vai receber. Compre somente em sites confiáveis e clique somente em links de fontes seguras.

Supondo que o consumidor esteja interessado em um código de desconto do AliExpress, é prudente que ele busque em fontes seguras. Hoje em dia existem vários sites especializados em cupons de desconto. Eles são confiáveis e se tornam uma ótima alternativa para economizar sem correr riscos. 

Finalmente, é importante que o consumidor entenda que o planejamento é um fator muito relevante, pois a chance de ter sucesso nas compras aumenta quando o comprador sabe exatamente o que vai comprar e quem efetivamente é o vendedor.

Por: Lucas Martinatto

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas