Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Cacique Catarino, do povo Ikolen Gavião morre em ​Rondônia

- anúncio-

Cacique Catarino, do povo Ikolen Gavião — Foto: Coiab/Reprodução

O cacique do povo Ikolen Gavião de Rondônia, Catarino Sebirop, morreu nesta sexta-feira (1º) em Ji-Paraná (RO) vítima de uma doença crônica no pulmão. A informação foi confirmada por entidades ligadas à militância indígena.

De acordo com a líder indígena, Shirley Arara, Catarino era diabético e sofreu de um problema no pulmão, além de contrair a Covid-19.

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) divulgou uma nota de pesar lamentando a morte de Catarino.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com a Coiab, o cacique foi uma das lideranças que estiveram à frente de um grande esforço para demarcação da Terra Indígena Igarapé Lourdes, em Rondônia, além de atuar em defesa de terras indígenas vizinhas que sofriam com invasores.

- Advertisement -

Ele também esteve presente, junto com a Fundação Nacional do Índio (Funai), nos primeiros contatos com vários povos indígenas, como os Uru-eu-wau-wau e Suruí.

“Neste momento de dor e sofrimento, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e todo o povo Ikolen Gavião. Que os eternos recebam este guerreiro”, disse a Coiab em nota.

POR: G1/RO

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas