Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Como perder gordura localizada? – Guia para perda de peso!

- anúncio-

Foto: Ilustrativa

Como perder gordura localizada? Gordura localizada é um termo impróprio e comumente usado para indicar a maior espessura – em relação à média corporal – de alguns tecidos adiposos espalhados pelo corpo.

De interesse estético, mas também saudável, a gordura localizada é maior no abdômen e circunferência da cintura em homens e coxas, nádegas e quadris em mulheres.

O impacto estético da gordura localizada certamente não é o melhor. Mas é realmente possível diluir um tecido adiposo específico, normalmente resistente à perda de peso? Sim, claro!

- Advertisement -
- Advertisement -

Uma opção é o Detox Caps, famoso por retirar todas as gorduras localizadas acumuladas devido a toxinas provenientes em sua grande maioria de alimentos ultraprocessados.

- Advertisement -

A melhor notícia sobre o mesmo é que não existem efeitos colaterais do Detox Caps, afinal, trata-se de um produto natural e que muitas pessoas já estão utilizando. Continue nos acompanhando e entenda melhor sobre como perder gordura localizada. Vamos lá!

A perda de gordura localizada depende do quê?

O mecanismo fisiológico de acumulação generalizada de gordura é atribuível a um processo anabólico de lipossíntese e armazenamento, devido a um balanço calórico positivo, ou seja, mais calorias são introduzidas do que consumidas.

A gordura é depositada em áreas chamadas de panículo adiposo subcutâneo, localizadas entre a epiderme (mais na superfície) e o tecido muscular (mais profundo).

Por que a gordura está localizada?

O tecido adiposo aumenta e diminui com maior ou menor prioridade em certas partes do corpo de acordo com as características subjetivas e sexuais (ligadas indiretamente à idade). É por isso que algumas pessoas ganham mais ou menos peso em certas partes do corpo.

A localização específica da gordura depende, portanto, de vários fatores, entre os quais reconhecemos como os mais relevantes: fluxos hormonais, mapeamento de receptores dos mesmos, em particular estrogênio, progesterona e testosterona ou seus derivados, mas também de cortisol e genética.

Como perder gordura localizada?

A perda de peso geral – visível na escala – é influenciada por variáveis como os hormônios da tireoide, a massa muscular geral (que afeta tanto a taxa metabólica basal quanto a capacidade metabólica dos nutrientes), o tipo e a extensão do treinamento (referindo-se à eficiência metabólica), qualquer desequilíbrio crônico de insulina, etc.

Por outro lado, além de serem influenciadas pelos hormônios sexuais, nem todas as células de gordura respondem bem aos hormônios emagrecedores e de fato as áreas mais resistentes ao emagrecimento são as regiões das nádegas para mulheres e região abdominal para homens.

O emagrecimento localizado então, portanto, não pode seguir um caminho ligado aos músculos envolvidos no esforço, mas depende de variáveis quase imutáveis e quase totalmente impossíveis de controlar.

A influência dos hormônios na composição corporal

Os depósitos de gordura localizados são influenciados pelos níveis plasmáticos de vários hormônios. Os andrógenos dificultam o depósito de gordura, mas em todo caso no homem facilmente se apresenta um acúmulo abdominal.

Além disso, quem tem níveis baixos de testosterona associados a níveis elevados de cortisol, a gordura tende a ficar ainda mais concentrada na adiposidade das costas (e abdômen), enquanto a massa muscular dos braços e pernas é reduzida.

Altos níveis de estrogênio estão associados a um aumento no tríceps, coxas e nádegas. No tecido adiposo, existe uma enzima chamada aromatase que pode converter a testosterona em estrogênio.

O corpo feminino poderia, assim, “defender-se” de uma queda no estrogênio, acumulando gordura. Em contraste, o corpo masculino poderia fazer o mesmo para o excesso de andrógenos, por exemplo, esteróides anabolizantes, convertendo-se em estrogênio.

Quando os homens produzem muito estrogênio, eles têm certas características femininas, como o aumento do tecido mamário.

Manter esses hormônios sob controle por meio de treinamento, estilo de vida e nutrição é possível. Então, vamos ver em detalhes algumas dicas de como perder gordura localizada e promover a perda de peso.

  • Para mulheres: aumentar o nível de atividade física geral, seja dar uma volta com seu cachorro adestrado ou fazer academia, evitar sobrepeso geral, compensar qualquer desequilíbrio glicêmico, etc;
  • Para homens: aumentar a massa muscular e melhorar a força, além de limitar o excesso de peso geral;
  • Para todos: evitar o aumento do cortisol, estresse, jejum prolongado e treinamento em jejum, treinamento excessivamente prolongado (principalmente aeróbio), principalmente se for intenso.

Um método “eficaz” de como perder gordura localizada

Assumimos que, sem definir um déficit de energia, não é possível obter qualquer forma de perda de peso.

Portanto, é necessário estabelecer uma dieta de emagrecimento de baixa caloria. Para isso, é possível manter a fonte de alimentação constante e aumentar o gasto ou vice-versa. Mas qual atividade física motora realizar?

Métodos apropriadamente “eficazes” para perda de peso localizada obviamente não existem. Além disso, o único sistema que garante resultados concretos é o da musculação – entendida como cultura física em todos os aspectos.

Por outro lado, nem todos estão dispostos a ir “tão longe”. No sentido de que protocolos de melhoria estética podem ser bastante cansativos de serem seguidos, por vários motivos.

O que iremos relatar, portanto, se refere àqueles que gostariam de começar a melhorar, mas ainda não têm todas as condições para experimentar seu treino e dieta específicas para cultura estética.

Portanto, devemos focar no treinamento cardio, afinal, se o interesse na perda de peso localizada é puramente uma estética, o que importa se é um efeito direto ou simplesmente um visual?

O treinamento cardio é traz excelentes resultados entre o fortalecimento muscular – mesmo com uma orientação metabólica – e o treinamento aeróbio.

Além disso, um bom treinamento cardio pode ser desenvolvido em qualquer lugar, até mesmo em casa, usando exercícios calistênicos e atividades ao ar livre, como correr e pular.

O circuito de treino cardiorrespiratório também permite melhorar o estado de saúde, a boa forma geral e o bem estar como um todo, ajudando principalmente na diminuição de hormônios que causam o estresse, como o cortisol que já citamos aqui anteriormente. 

Dica Extra: não é possível emagrecer com massagem apenas, pois as técnicas atuam como um complemento do processo como um todo e não devem ser encaradas como soluções rápidas.

Para emagrecer é necessário que haja a mudança de hábitos e o comprometimento com o processo, sem dietas malucas e tortura por não se alimentar com comidas que mais lhe dão prazer.

Por: Lucas Martinatto

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas