Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena receberá projeto inédito de coleta seletiva de lixo, segundo Prefeito Eduardo Japonês

- anúncio-

(Foto: Folha de Vilhena)

O Prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV), anunciou durante uma entrevista ao site FOLHA que o município receberá um projeto inédito de coleta seletiva. A entrega dos equipamentos será realizada nesta sexta-feira (23 de julho), junto ao Ministério do Meio Ambiente.

Segundo Eduardo, o objetivo com a mudança na coleta do lixo irá refletir positivamente na economia do município. Atualmente, a administração gasta um valor muito alto com coleta e despejo de dejetos.

“Além de ter uma destinação correta e sustentável do lixo, teremos benefícios para a economia. Hoje o que os vilhenenses pagam de taxa para a coleta não cobre o que a Prefeitura paga para a empresa terceirizada recolher os dejetos. Quando começarmos a aplicar os contêineres, nós vamos reduzir o peso do lixo coletado pela empresa”, explicou Japonês, “nós não vamos diminuir o valor da coleta, mas vamos aplicar o que sobrar desse fim para investir em saneamento. Ou seja, o que era prejuízo, nós vamos transformar em investimento”.

- Advertisement -
- Advertisement -

Inicialmente, o projeto alcançará aproximadamente 40% do município de Vilhena. A coleta será dividida entre material orgânico, reciclável e dejetos. Todos serão coletados de maneira individual e levados cada qual para um propósito. Somente o lixo inutilizável será levado para o aterro sanitário.

- Advertisement -

Por isso, é importante ficar atento à separação do lixo. O Prefeito garantiu que é importante para o Meio Ambiente e para a Economia local esse projeto. E a maior parcela de participação será a dos moradores (que deverão separar de forma organizada os itens que irão para o lixo).

Dentre os recicláveis, a expectativa é que os itens recicláveis (papel, plástico, vidro, alumínio, papelão) sejam destinados a cooperativas de reciclagem. Já os orgânicos (frutas, verduras, cascas e restos de alimentos sem gordura) serão transformados em adubo por meio de compostagem – e destinados a pequenos agricultores, posteriormente.

Vilhena será a primeira cidade da Região Norte a receber esse projeto, avaliado em cerca de R$ 100 milhões. Junto à entrega do projeto também será realizada a entrega da Usina de Asfalto, que beneficiará mais 12 Bairros na Campanha de pavimentação que vem acontecendo no município.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas