Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Guajará-Mirim suspende vacinação de adolescentes após orientação do Ministério da Saúde

- anúncio-

(Foto: Joana Lima)

Guajará-Mirim, a primeira cidade de Rondônia a imunizar adolescentes sem comorbidades, informou ao G1 que não pretende prosseguir com a vacinação do grupo após o Ministério da Saúde orientar que os municípios sigam rigorosamente o Plano Nacional de Imunização (PNI).

O comunicado, assinado na terça-feira (28) juntamente com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), indica que o descumprimento do PNI está sujeito à “pena de responsabilidade futura”.

G1 questionou o Ministério da Saúde sobre quais seriam essas penalizações possíveis, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

- Advertisement -
- Advertisement -

Ainda de acordo com o documento, os adolescentes de 12 a 17 anos devem ser incluídos no PNI somente quando toda a população adulta tiver recebido ao menos uma aplicação. Serão priorizados os adolescentes com comorbidades.

- Advertisement -

Imunização em Guajará

A vacinação em Guajará-Mirim é uma das mais avançadas em Rondônia em relação às faixa etárias liberadas. Foi o primeiro município a vacinar as faixas de 20 e 18 anos. Na última semana, adolescentes de 16 e 17 também começaram a ser vacinados, mesmo sem fazer parte do PNI.

À Rede Amazônica, a gerência de imunização do município informou que a decisão foi tomada porque a grande maioria dos grupos prioritários já foram completamente imunizada – com as duas doses.

O Município ainda ressalta que, a partir do momento que a vacina chega ao município, é de responsabilidade própria decidir como será feita a vacinação e que é necessário avançar com a imunização de aproximadamente 1,4 mil adolescentes que fazem parte do grupo 16 anos ou mais, uma vez que o próprio governo federal determinou o retorno das aulas presenciais.

Até esta quarta-feira (28), 47% da população de fronteira foi imunizada com a 1ª dose, 14,8% com a 2ª e 2,1% com dose única, de acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde. Atualmente apenas pessoas com 18 anos ou mais são vacinadas em Guajará-Mirim.

Vacinação em Cacoal

Dia 14 de junho, adolescentes com mais de 12 anos com comorbidades começaram a ser vacinados em Cacoal. O município foi o primeiro do estado a imunizar moradores menores de idade.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas