Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Ação integrada “Acampamento Verde” reforça medidas de combate às queimadas; atividades iniciam neste sábado, 24

- anúncio-

Dados apontam que a maior incidência de queimadas ocorrem em distritos localizados no eixo da BR-364 -(foto/Daiane Mendonça)

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), vai promover entre os dias 23 de julho e 1º de agosto, a ação integrada “Acampamento Verde”, uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais do Estado.

A proposta visa implementar uma ação integrada e articulada de órgãos e instituições que atuam no âmbito da gestão das políticas públicas de desenvolvimento socioambiental, intervenção e mobilização social e comunitária de prevenção e combate às queimadas, controle e fiscalização no município de Porto Velho, especialmente nos distritos de Vista Alegre do Abunã, Extrema e Nova Califórnia.

A ação “Acampamento Verde” contempla um arco de atividades interinstitucionais focadas nos territórios de maior incidência das queimadas e outras demandas socioambientais, de modo que possa orientar a população sobre várias temáticas, principalmente, de conscientizar e sensibilizar sobre os males causados pelo dióxido de carbono (CO2), oriundo de queimadas. Além disso, orientar sobre alternativas sustentáveis e reaproveitamento de resíduos sólidos, visando diminuir gradativamente os números de focos de incêndios da região.

- Advertisement -
- Advertisement -
Integrantes do “Acampamento Verde” registram saída para distrito de Extrema

A coordenadora de Educação Ambiental da Sedam, Maricélia Cantanhêde, afirma que o objetivo principal desta ação é promover a redução contínua de focos de queimadas no município de Porto Velho, além de conscientizar e sensibilizar os moradores, sobre as consequências das queimadas e orientar sobre alternativas ao uso do fogo, por meio da produções mais sustentáveis.

- Advertisement -

TRILHA DAS QUEIMADAS

O cenário das queimadas ocorre em parte, no período do verão amazônico. No entanto, existem outros fatores que agravam essa realidade, aumentando a incidência de focos de queimadas nessa região. Um desses fatores recorrentes tem sido a prática permanente e habitual do processo de cuidado da terra pela população do campo, quando esta, utiliza as queimadas, como modelo agrícola de preparo da terra para a agricultura e pastagens.

Outro aspecto, que se soma a realidade está relacionada à prática de queima de lixo doméstico, folhas e limpeza inadequada de terrenos e lotes baldios nas áreas urbanas, contribuindo significativamente para o aumento dos focos de queimadas na região.

De acordo com dados da Coordenadoria de Geociências da Sedam, Porto Velho foi o município que apresentou maior número de queimadas no ano de 2020 em Rondônia, com 3.428 focos de calor, estando novamente no topo em 2021, o que demonstra a necessidade de estratégias inovadoras e políticas, capazes de minimizar esse cenário.

CONSEQUÊNCIAS

Os dados apontam também que na Capital, os territórios com maior incidência são os distritos localizados no eixo da BR-364, sendo por isso, prioridades nas ações de prevenção, combate e fiscalização.

A utilização desta prática, afeta diariamente a saúde da população, causando doenças respiratórias como a asma e rinite, principalmente em crianças e idosos, além de aumentar a poluição do ar, causando danos irreparáveis ao meio ambiente e a qualidade de vida da população. Além disso, essa prática provoca a retirada de recursos importantes, como o nitrogênio, o potássio e o fósforo, que são fundamentais para o desenvolvimento das plantas, trazendo muitos prejuízos tanto ao solo, quanto aos recursos naturais e a produção, encarecendo o custo de produção.

PROGRAMAÇÃO

As ações do “Acampamento Verde” terão início neste sábado (24) no distrito de Extrema, onde serão feitos testes de covid-19, glicemia, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além da distribuição de kits para saúde bucal e palestras de conscientização à população.

Extrema: dias 24 e 25 de julho na Escola Municipal de Ensino Fundamental 13 de Maio, localizada à Rua Campo Grande, 582;

Nova Califórnia: dias 27 e 28 de julho na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental  Maria Jacira Feitosa, localizada à Rua Cafelândia, s/n;

Vista Alegre do Abunã: dias 30 e 31 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Casaroto Abati, localizada à Rua Antônio Olímpio de Lima, 3228.

ÓRGÃOS PARCEIROS

A ação conta com a parceria da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBM), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ministério Público Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Exército Brasileiro (EB), Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) e a Prefeitura de Porto Velho, por meio de órgãos municipais.

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas