Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Perfuração de poços e recuperação de estradas na zona rural pela Prefeitura tem acompanhamento de vereadores

- anúncio-

Na manhã desta sexta-feira, 18, a Prefeitura de Vilhena instalou, com parceria do Governo do Estado, mais um da série de poços artesianos programados para a zona rural. Os secretários municipais de Agricultura, Luiz do Mercado, e de Obras, Marcelo Boca, acompanharam a ação junto dos vereadores Pedrinho Sanches e Sargento Damassa.

A implantação aconteceu na Associação Águas Claras e faz parte de pacote de entregas de perfuratrizes feitas pela Seagri (Secretaria de Estado de Agricultura) aos municípios de Vilhena, Theobroma, Itapuã, Guajará-Mirim, Cujubim, Porto Velho, Candeias do Jamari. “Já perfuramos sete, mas aqui a expectativa é que perfuremos 200 poços até o fim de 2021. É um apoio importantíssimo para o pequeno produtor rural e permite que a produção local cresça muito, pois a água é aquilo que vai permitir que o cultivo aconteça”, explica o secretário municipal de Agricultura, Luiz do Mercado.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Isso vai ajudar muito porque eu trabalho com gado leiteiro e preciso irrigar as pastagens para aumentar a produtividade. Já fomos atendidos e ainda tem mais demandas na associação. Se Deus quiser todos nós seremos atendidos”, explica o produtor rural Benedito Gonçalves da Silva, do assentamento Águas Claras.

- Advertisement -

A perfuratriz foi entregue recentemente ao município de Vilhena, por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que irá gerar uma economia de mais de R$ 11 mil reais aos produtores beneficiados. A equipe da Seagri, acompanhada por um geólogo do Estado, acompanha a execução do trabalho, oferecendo suporte técnico, além de dar andamento aos trâmites da documentação por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

Para ser beneficiado com o poço, o produtor deve cumprir todas as exigências solicitadas pela Secretaria Municipal de Agricultura Vilhena (Semagri), e a aprovação varia de acordo com a análise do geólogo que verificará as condições e licenciamento ambiental, além de dar prioridade a famílias que estejam cadastradas nos Programas “Balde Cheio” ou “Plante Mais”, voltados às famílias do campo.

Marcelo Boca convidou os edis para visitas nos trabalhos da Prefeitura na zona rural da cidade, mostrando os resultados das ações nestes últimos três anos de gestão do prefeito Eduardo Japonês. Em seguida o secretário se deslocou até a propriedade do senhor Flávio Pagani para informar que muito em breve estará disponibilizando uma equipe de servidores e máquinas para promover a recuperação de estradas em alguns pontos críticos na localidade.

Bem conservadas, as linhas percorridas pela equipe foram recuperadas ainda em 2019, com boa trafegabilidade até o momento. Pedrinho e Damassa parabenizaram os trabalhos da secretaria de Obras e falaram da importância da interação entre vereadores, secretários e executivo.

“Desta forma acompanhamos a realidade de cada via, pois quando recebemos uma reclamação gostamos de ir conferir in loco. Só assim teremos informações suficientes e certeza de saber o que precisa ao pedir às secretarias”, conta Sargento Damassa.

Pedrinho destacou a parceria da Câmara com o Executivo em benefício da população. “Quando os poderes funcionam em harmonia, quem mais ganha é a população, pois as ações têm agilidade, as obras acontecem e a comunidade é bem cuidada. Agradeço aos secretários e ao prefeito”, comenta Pedrinho.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas