Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Emater lança projeto de horta doméstica e entrega kits para produtores em Pimenteiras do Oeste

- anúncio-

O Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) buscando fortalecer as ações desenvolvidas pela agricultura familiar em todo o Estado, realizou nesta quarta-feira (9) a solenidade de lançamento do “Projeto Semear”, em Pimenteiras do Oeste.
Idealizado pela equipe do escritório local da Emater, e desenvolvido em parceria com o zootecnista da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) Marcus Monge, o projeto é voltado para o incentivo de produção de alimentos com a elaboração de horta orgânica.

Segundo o gerente local, Andrew Vinícius, o projeto foi apresentado à prefeitura que realizou a compra dos materiais necessários para a distribuição dos kits.

- Advertisement -
- Advertisement -


Cem produtores receberão os kits de horta familiar que são compostos com sementes de diversas hortaliças, calcário filler, fertilizantes e manual de orientação. Além de receberem os kits, os extensionistas ofertarão assistência técnica aos produtores na produção dos alimentos livres de agrotóxicos.
O gerente também destaca que por ser uma inovação, espera que o projeto sirva de modelo para outros municípios, em prol de melhorias para agricultura familiar. “É uma novidade no nosso Estado, somos os primeiros a estar colocando em prática a horta caseira, projeto que visa produzir alimentos sem a necessidade de agrotóxicos. Além dos kits que serão entregues aos produtores, vamos realizar todas as orientações necessárias, além de produzirmos no escritório um defensivo orgânico e compostagem orgânica que pode ser utilizada para adubação e repelente para insetos”, explicou Vinícius.
Para o gerente regional da Emater Cone Sul, Cleverson Oliveira, é muito importante essa interação dos extensionistas com os produtores. “Para fortalecermos a agricultura familiar precisamos incentivar a geração de renda. Com o apoio na produção de alimentos, vamos deixar de ver os produtores indo comprar verduras na cidade. O produtor, além de consumir, irá vender os alimentos nas feiras, mercados, participar dos programas do Penai e PAA, e até mesmo expandir a venda para as cidades maiores”.

- Advertisement -


A prefeita Valéria Garcia parabenizou a atuação da Emater no município, “sempre firmes conosco, buscando alternativas para incentivar as famílias rurais. Com esse projeto, vamos fortalecer a agricultura familiar, pois com eles produzindo a gente tem a certeza de que sempre terão uma renda extra. Fico muito feliz em ver a nossa agricultura familiar crescendo com assistência e orientação certa”. A mandatária também enfatizou que o município estará desenvolvendo em breve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, em que os produtores poderão participar do programa, ofertando os alimentos produzidos neste projeto da horta caseira.


A equipe regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), juntamente com a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), participaram do lançamento do “Projeto Semear”, e destacaram a importância da orientação técnica aos produtores, uma vez que o agricultor também é um empreendedor e os ensinamentos tornam-se uma educação empreendedora.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas