Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Enem: quer três dicas para mandar bem na redação? Clica aqui rapidão!

- anúncio-

Olá, minhas queridas estantes!

Meu Deus, ontem mesmo eu estava aqui e hoje já é segunda! Como o tempo está passando depressa… assim como o prazo para o Enem 2021, hein? Começar a pensar desde já em algumas “cositas” para melhorar a redação e ganhar uma nota 1000 não é ganância, né?

Então vem comigo conferir essas três dicas para conseguir tirar boas lições no momento de construir sua redação.

- Advertisement -
- Advertisement -

PRIMEIRA DICA, VAI ANOTANDO!

- Advertisement -

(Foto: Reprodução/Internet)

Vai parecer meio “leso” dizer isso, mas procure sempre se informar sobre os acontecimentos do país. Sério: leia notícias, mesmo que uma vez por dia, para saber o que está acontecendo no seu presente. Ter um repertório pode te ajudar muuuuito na hora de escrever sobre um assunto atual, por exemplo, já que você terá informações reais e de fontes confiáveis para te amparar.

Uma dica extra para quem não gosta ou esquece de abrir os sites de notícias no navegador: curta e siga páginas de notícias no Facebook e no Instagram. Isso fará com que as matérias sejam lançadas para você automaticamente no dia a dia. E isso, minhas prateleiras esquecidas, facilita muito a vida de quem (assim como eu) só não esquece a cabeça, pois ela “é grudada ao corpo”.

SEGUNDA DICA, FICA ESPERTO!

(Foto: Reprodução/Internet)

Escreva. Idiota? Na verdade, não. Já ouviu aquele ditado de “quanto mais você pratica, melhor fica”? Para a redação não é diferente. Escreva sua redação, deixe-a de lado por uns dois dias, volte e revise. Você verá que existem muitas coisas das quais poderia mudar, corrigir, melhorar, cortar, continuar, desenvolver… enfim, um texto nunca está terminado.

Se você tiver alguém com quem possa compartilhar suas redações, melhor ainda. Escreva, dê a essa pessoa e espere suas correções. Continue lendo notícias e estudando sobre pontos chaves para desenvolver uma ótima redação do Enem.

Volte àquela redação e aplique tudo o que conseguir aprender nesse meio tempo.

TERCEIRA DICA, JÁ SALVA AÍ!

(Foto: Reprodução/Internet)

Uma coisa muito importante quando se precisa fazer algo, é conhecer as técnicas. Pesquise muito sobre construção textual de uma redação dissertativa-argumentativa. Veja canais do Youtube, livros, artigos (como esse), blogs, podcasts, cursos.

Realmente invista em entender o máximo possível sobre o universo da redação. Quanto mais você conhecer, mais fácil ficará para construir um texto nos moldes exigidos pelo Enem.

E comece rápido, por mais distante que pareça o exame. Não deixe para estudar um dia antes da prova, porque isso vai te sobrecarregar e deixar muito mais nervoso(a) quando o momento da redação chegar.

DICAS EXTRA, DICAS EXTRA!

(Foto: Reprodução/Internet)

Pensando em algumas experiências com o conteúdo voltado à redação do Enem, resolvi trazer alguns guias para te ajudar a entender o universo. Então acompanhe abaixo um verdadeiro mundo de conhecimento:

MANUAL DA BOA ESCRITA

Esse livro de Maria Tereza de Queiroz Piacentini foi construído pensando em trazer luz sobre os relatórios, dissertações e bilhetes que escrevemos. Em suas páginas, Maria Tereza constrói alguns desafios que podemos resolver (buscando reforçar as explicações) com respostas comentadas.

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA

Nas páginas desse livro, o autor Izidoro Blikstein procura te ajudar a superar o medo pela escrita trazendo exemplos para te convencer de que escrever não é um sacrifício. A linguagem utilizada é muito leve e fundamentada, o que facilita a leitura e ajuda quem quer desvendar os “mistérios das letrinhas”.

CANAL: FELIPE ARAÚJO

Outro meio muito interessante de se conhecer um pouco mais sobre a redação e suas técnicas é pelo canal no Youtube do Felipe Araújo. Na plataforma, ele traz alguns ensinos muito interessantes sobre estrutura textual, dicas de estudo e alguns guias para se nortear dentro da redação do Enem.

O conteúdo pode ser acessado por esse link disponível aqui.

PODCAST: DÁ IDEIA

O Dá Ideia é um podcast disponível nas plataformas mais populares: Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts. No programa, a cada quinze dias são convidados especialistas para comentarem assuntos da atualidade, que podem se tornar temas da redação. Sabe qual é o melhor? Tu podes escutar em qualquer lugar, a qualquer momento!

NUNCA É UM ADEUS…

Quem não compartilhar esse artigo vai levar uma mordida do Ted, hein!!! (Foto: Reprodução/Internet)

E por hoje, minhas estantes, é isso! Espero que vocês gostem muito dessas dicas e apliquem elas no Enem 2021. Claro, conseguindo aquele tão sonhado 1000’zão na nota, hein? Uma ótima segunda-feira, aproveitem a semana e voltem aqui na sexta-feira, pois (spoiler) eu vou trazer um review para você sobre a amada e odiada saga Crepúsculo… eita, será s’eu apanho?

Então fico por aqui, continue acompanhando a Estante Visionária lá no Instagramado (@estante_visionaria), no Facebook (@estante_visionaria) e no Pinterest. Me segue lá, vai, nunca te pedi nada… kkkkkkk

Beijão nessa testa de outdoor aí, e até sexta!

Mizellen Amaral

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas