Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena: Semma devolve animais à Natureza e destaca importância da conscientização ao se deparar com animais silvestres

- anúncio-

(Foto: SEMCOM)

Buscando minimizar o impacto nas relações entre os animais silvestres e a população, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), há pouco mais de dois anos, realiza um intensivo trabalho de resgaste de fauna em parceria com órgãos de defesa, para garantir o resgate destes animais que são encontrados no perímetro urbano e devolvê-los ao seu habitat natural.

O secretário de Meio Ambiente, Rafael Maziero, destaca a cooperação entre estes órgãos de defesa e aponta alguns dos motivos que levam estes animais à zona urbana. “Todos os anos, com o desenvolvimento das cidades, ficamos mais perto da vegetação. Aqui em Vilhena tentamos estabelecer um desenvolvimento sustentável, orientando quem for construir. Quando aparecem estes animais por aqui, contamos com a colaboração dos Bombeiros, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e também da Polícia Militar Ambiental, que sempre nos informam e ajudam nesse trabalho. Nós capturamos, tratamos e devolvemos estes animais ao Meio Ambiente”, aponta Rafael.

(Foto: SEMCOM)

Thiago Baldine, assessor da Semma, lembra que este é um trabalho rotineiro e que foi intensificado há pouco mais de dois anos. “Fazemos várias capturas e devoluções de diversos tipos de animais silvestres por mês. Apenas em janeiro, foram dez serpentes, tanto peçonhentas quanto não peçonhentas. Nesta última devolução desta semana, tratamos de uma jiboia que estava machucada, antes de a devolvermos para a mata”, conclui.

- Advertisement -
- Advertisement -

A Secretaria de Meio Ambiente lembra a população que eventualmente encontrar um animal silvestre no perímetro urbano  que entre em contato com a Semma, através do número e WhatsApp institucional 98471-2971 ou acione os Bombeiros através do número de telefone 193.

- Advertisement -

“Algumas pessoas acabam se assustando e também assustando os animais, ou às vezes até mesmo ferindo eles ou se expondo a riscos. Então, é sempre bom comunicar os responsáveis para que possam fazer a captura do animal de forma segura”, enfatiza Rafael.

Veja as ações e saiba um pouco sobre como é realizado o trabalho da Semma, no vídeo: fb.com/municipiodevilhena/videos/216803173433911

(Foto: SEMCOM)
- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas