Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Vilhena: Semma captura cerca de 2 mil de pombos em controle de pragas através de aves de rapina

- anúncio-

(Foto: SEMCOM)

Durante os dois primeiros meses deste ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), vêm realizado diversos trabalhos em escolas e espaços públicos, com o objetivo de diminuir a infestação de pombos no município. Segundo dados da secretaria, em dois anos de trabalhos, cerca de 2 mil pombos foram capturados.

A ação evita a proliferação de doenças transmitidas pelas aves, bem como garante a limpeza de espaços públicos. “Nós fazemos este trabalho durante o período noturno, pois em alguns casos, muitos locais que visitamos podem ficar inutilizados devido a quantidade de pombos e isso gera problemas sanitários. Então fazemos o controle e retiramos os pombos invasivos destas áreas, liberamos estes espaços de doenças e mantemos a fauna local em equilíbrio”, aponta Thiago Baldine assessor da Semma.

Capturados, os pombos são levados para análise profissional, que é sugerido ou não a prática da eutanásia, uma forma de proporcionar morte sem sofrimento. Quando algum espaço público apresenta problemas causados por animais que pertencem à fauna sinantrópica nociva, ou seja, que podem transmitir doenças, o trabalho com as aves de rapina ajuda a eliminar a ameaça. No caso dos pombos, eles podem transmitir mais de 50 doenças para os humanos, como a grave meningite fúngica e bacteriana.

- Advertisement -
- Advertisement -

De acordo com o secretário da pasta, Rafael Maziero, esta é uma ação corriqueira da secretaria e regulamentada através dos órgãos responsáveis. “Nosso levantamento aqui, mostra que nos últimos dois anos, tivemos uma média de 1950 pombos capturados. É uma atividade regulamentada, através da normativa 141 de dezembro de 2016 do Ibama, que nos autoriza a fazer estas atividades de manejo e fauna sinantrópica nociva. Também tem a resolução 1000 do Conselho Federal de Medicina Veterinária e a resolução 301 do Conselho Federal de Biologia, que autoriza o sistema de eutanásia”, conclui Rafael.

- Advertisement -

A Semma destaca que com o Plano de Retorno às Aulas Presenciais, estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), as ações foram intensificadas para manter as escolas de Vilhena livres das pragas.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas