Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vacina contra variantes da Covid-19 pode ficar pronta entre 6 e 9 meses, diz AstraZeneca

- anúncio-

REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo

A AstraZeneca afirmou nesta quinta-feira (11) que pode levar entre seis e nove meses para produzir vacinas que sejam efetivas contra as novas variantes da Covid-19. Apesar disso, o presidente-executivo da farmacêutica Pascal Soriot afirmou que a vacina “não é perfeita”, mas salvará vidas. A declaração foi dada durante a apresentação dos resultados financeiros da empresa ao mercado.

“Em colaboração com a Universidade de Oxford, a AstraZeneca está focada na adaptação da C19VAZ [nome dado à vacina] a novas cepas da doença, se necessário, e espera reduzir o tempo necessário para atingir a produção em escala para entre seis e nove meses, utilizando dados clínicos existentes e otimizando sua cadeia de suprimentos estabelecida”, disse a empresa ao divulgar seus resultados financeiros de 2020.

Dúvidas sobre a eficácia da vacina da AstraZeneca surgiram após um estudo preliminar feito na África do Sul indicar que o imunizante é pouco eficaz em prevenir casos leves e moderados causados pela cepa predominante no país. Ainda não há informações sobre a eficácia na prevenção de casos graves causados pela variante sul-africana.

- Advertisement -
- Advertisement -

Na quarta-feira (10), ao recomendar o uso da vacina da AstraZeneca a adultos de todas as idades, um painel de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o imunizante deve ser usado em todas as regiões do mundo, inclusive onde há a predominância de novas cepas do vírus.

- Advertisement -

A OMS deve seguir a recomendação do painel e aprovar o uso da vacina da AstraZeneca nos próximos dias. O aval é necessário para que o imunizante comece a ser distribuído por meio da Covax Facility, o programa liderado pela entidade para garantir que países pobres tenham acesso às doses.

Salva vidas

O presidente-executivo da farmacêutica Pascal Soriot disse que a vacina contra Covid-19 não é perfeita, mas terá um grande impacto na pandemia, e a empresa prometeu dobrar os suprimentos e chegar a mais de 200 milhões de doses por mês até abril.

“Ela é perfeita? Não, não é perfeita, mas é ótima. Quem mais está fazendo 100 milhões de doses em fevereiro?”, disse o presidente-executivo Pascal Soriot em uma teleconferência sobre a vacina.

“Salvaremos milhares de vidas, e é por isso que vamos ao trabalho todos os dias.”

“Dentro de um ano ou dois, olharemos para trás e todos perceberão que causamos um grande impacto”, disse Soriot.

(G1)

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas