Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


RO: projeto que valoriza a cultura indígena é realizado a partir desta quarta-feira (03)

- anúncio-

(Foto: Assessoria/Divulgação)

Com objetivo de valorizar a cultura indígena rondoniense será realizado entre os dias 3 a 5 de fevereiro o projeto “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça”.

A jornalista Andréia Machado explica que no projeto será exibido o vídeo documentário “Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” produzido em Rondônia e que já conta com mais de 4 milhões de visualizações no YouTube.

Segundo Andréia Machado, o curta-metragem retrata o ritual da menina-moça praticado há centenas de anos pelos indígenas Nambiquaras que povoam Rondônia.

- Advertisement -
- Advertisement -

“O ritual é muito importante, pois marca o rito de passagem da vida das meninas para mulher, onde toda a aldeia se junta para comemorar essa nova fase da vida delas, para que jamais se esqueçam quem são e a que povo pertencem, mantendo viva a cultura Nambiquaras”, fala Andréia Machado.

- Advertisement -

“Os Nambiquaras e o ritual da menina-moça” é um projeto cultural fomentado pela Lei Aldir Blanc por meio do Governo de Rondônia através da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),  e Governo Federal.

De acordo com Andréia Machado, cada live contará com bate papo ao final de cada apresentação, falando sobre esse importante ritual da cultura indígena de Rondônia. As lives contarão com interpretação em libras para promover mais acessibilidade.

A jornalista ressalta que o projeto foi contemplado no Edital nº77/2020/SEJUCEL- CODEC 1ª Edição Mary Cyanne do Edital de Chamamento Público de Fomento à Cultura e à Produção Artístico-Cultural para Transmissões ao Vivo/Gravadas, referente a Lei Aldir Blanc  e Governo do Estado de Rondônia e SEJUCEL, Governo Federal no EIXO II D,  Apresentações Artísticas (/Gravadas).

LIVES

Andréia Machado explica que o evento será transmitido por live para respeitar a quarentena decretada pelo Governo de Rondônia devido à pandemia do COVID-19, respeitando assim as normas de segurança para evitar a proliferação da doença.

As lives serão transmitidas no a partir das 15h  na página do Facebook Ponto de Cultura e de Mídia Livre Serpentário Produções no seguinte endereço: https://www.facebook.com/serpentarioproducoes e no canal do Serpentário Produções no seguinte endereço https://www.youtube.com/user/TheSerpentarioproduc/featured.

“Estou muito feliz em realizar esse projeto que promove a valorização da cultura indígena em Rondônia, mostrando um pouco mais desse ritual praticado a centenas de anos pelos indígenas Nambiquaras”, salienta Andréia Machado que convida a população para assistir às lives.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas