Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Fiocruz diz que três variantes do coronavírus já em investigação pelo mundo foram achadas em RO

- anúncio-

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) de Rondônia disse nesta terça-feira (9) que encontrou três variantes do coronavírus circulando no estado: a B.1.1.28 (de linhagem brasileira), a P2 (variante encontrada inicialmente no Rio de Janeiro) e a B.1.1.33 (que aparece em países da América Latina e América do Norte).

As análises foram feitas com base em amostras coletadas em diferentes cidades do estado, entre elas: Porto Velho, Rolim de Moura, Alvorada do Oeste, Ariquemes e Cacaulândia.

- Advertisement -
- Advertisement -

Segundo Deusilene Vieira, pesquisadora em saúde pública da área de virologia da Fiocruz, em Rondônia, as variantes podem estar associadas com possíveis casos de reinfecção e escape diagnóstico.

- Advertisement -

“O ideal é que todas as medidas restritivas sejam cumpridas. Quanto mais a população quebrar as regras de distanciamento, mais promovemos essa transmissão. Então o pronto principal é a população se conscientizar que na nossa região há variações”, disse a pesquisadora.

O governo de Rondônia já foi informado sobre a situação. Nesta terça-feira, o governador Marcos Rocha pediu que a população escute os cientistas e respeite o distanciamento social.

“Nós chegamos ao nosso limite. Não temos mais como aumentar o número de leitos de UTI, estamos enviando pessoas para fora do estado. Então se for sair de casa use sua máscara e lave as mãos. Se for sair para comprar alguma coisa no comércio não leve crianças. Vá sozinho”, disse o governador.

Mesmo com o colapso no sistema de saúde, durante a live, o governador descartou a possibilidade de um fechamento total do comércio. Ele argumentou que o estado passou por três períodos de medidas mais restritivas e eles “não foram suficientes para frear completamente a pandemia”.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas