Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Acadêmica de Engenharia desenvolve sorvete à base de proteína em Colorado do Oeste

- anúncio-

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com 21 anos, Gabriela Samoria, acadêmica do curso de Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação de Rondônia, campus Colorado do Oeste, desenvolve uma espécie de sorvete à base de proteína vegetal. O experimento faz parte de sua tese de formação e chama atenção pelo ineditismo em trabalhar com frutas regionais, como cupuaçu, cacau e açaí misturadas à uma planta rica em proteína: a ora-pro-nóbis que, traduzida do Latim, significa “rogai por nós”.

No 9º semestre do curso, a estudante destaca o trabalho que desenvolve em Colorado do Oeste, informando todas etapas do processo de construção do novo sorvete, inclusive a utilização do leite regional que é empregado na composição do alimento rico em proteína.

Gabriela faz questão de ressaltar que sempre recebeu o apoio incondicional dos professores do campus na realização de suas pesquisas. Disse que, aos 14 anos, ingressou na instituição e que muito se orgulha de fazer parte da família Ifro.

- Advertisement -
- Advertisement -

Para o diretor regional da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) no Cone Sul, engenheiro agrônomo Ariel Gomes, o exemplo e dedicação da acadêmica reforça ainda mais as parcerias que estão em andamento entre a instituição federal e o governo de Rondônia.

- Advertisement -

Foto: Divulgação

Como ex-professor do Ifro, campus Colorado do Oeste, Ariel explica que, assim que o trabalho da acadêmica estiver concluído, o produto final poderá ser aproveitado de várias de maneiras para enriquecer a alimentação e diversificar o cardápio onde será consumido.

Conhecedor do assunto, Ariel explica que o ora-pro-nóbis, apelidada de carne de pobre, ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele e das células, sendo aliada do bom funcionamento do intestino e ajuda a manter a ganhar massa magra. “E o melhor: é de fácil cultivo, propagação e resistente a mudanças climáticas”, observa o engenheiro.
Para Gabriela, a palavra sobre o experimento resume-se apenas em uma: gratidão. “A todos os professores e colegas que estão empenhados em trabalhar em prol da ciência e do bem estar das das pessoas”, agradece a acadêmica.

Enquanto a reportagem acontecia, professores do Ifro de Vilhena e Colorado do Oeste estiveram no laboratório onde o trabalho se desenvolve e parabenizaram a jovem estudante. Para o ex-aluno do Ifro e atualmente médico veterinário, Fabiano Cremonini, assessor da Seagri no Cone Sul, a instituição é referência no tocante à pesquisa e ao trabalho de educação desenvolvido não somente em Rondônia, mas também em todo o Brasil.

Ele também aproveitou a oportunidade para destacar o empenho do secretário de Agricultura do Estado, Evandro Padovani, que, segundo o médico, não tem medido esforços para manter uma parceria efetiva com o Instituto Federal de Rondônia, trazendo inúmeros benefícios à classe produtiva rondoniense.

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas