Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 18 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Quarta movimentada: Vilhena supera índice de óbitos por Covid-19, recebe primeiras doses da vacina e discute restrições

- anúncio-

(Foto: Reprodução)

A cidade vilhenense tem vivido nos últimos dias grandes e constantes mudanças, alterações em seu comportamento e experiências não tão agradáveis. Nessa quarta-feira (20 de janeiro), o município bateu seu recorde de mortes por dia, causadas pela Covid-19. A situação foi comentada pelo Prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês (PV) em um vídeo institucional divulgado.

NÚMEROS TRÁGICOS

Os dados sobre o crescimento da contaminação por Covid-19 não pararam de aparecer nos últimos dias. Nessa quarta-feira, 96 vilhenenses tiveram seu quadro confirmado, existindo 1.168 casos ativos da doença na cidade. Somente na noite desse último dia (20 de janeiro), seis pessoas morreram vítimas do vírus.

- Advertisement -
- Advertisement -

“É algo realmente muito, muito preocupante. Nós nunca tivemos seis óbitos em um dia, nossa UTI está cheia, nossos leitos clínicos estão cheios. Muita gente fazendo o exame para confirmar ou não confirmar… enfim, a estrutura… realmente tem muita gente precisando do nosso Hospital”, comentou Eduardo Japonês.

- Advertisement -

Até a noite dessa quarta, outros 51 pacientes aguardavam o resultado de seus exames. Desde o início da pandemia, já são 99 mortos por conta do vírus no município de Vilhena.

AS MEDIDAS DE CONTROLE

Ainda na tarde dessa quarta, a Prefeitura de Vilhena emitiu um novo decreto restritivo. No documento, a venda de bebidas alcóolicas por estabelecimentos da cidade está proibida até o dia 26 de janeiro, na próxima terça-feira.

A decisão deixou muitos vilhenenses ‘zangados’. Comerciantes também se sentiram lesionados pelo decreto, em especial para estabelecimentos que giram em torno da venda desses produtos. O decreto foi pensado durante uma reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus – Covid-19, na terça-feira (19), tendo em vista as ‘festinhas’ realizadas de forma isolada.

“Todas essas ações de restrição ou fechamentos, são ações que a gente copia. A gente não inventa nada, Prefeito não inventou nada, o Governador não inventou nada. Isso não tira a nossa responsabilidade, afinal de contas como nós estamos à frente, precisamos tomar decisões. E em um momento como estamos vivendo hoje, não só no Estado como no município… nós que estamos à frente precisamos tomar decisões”, esclareceu Japonês.

Se por um lado os comerciantes de bebidas se sentiram prejudicados, por outro os entregadores respiraram aliviados. Isso porque, também nessa quarta-feira, a Prefeitura liberou a modalidade delivery até às 00h00min. O Prefeito explicou que, em relação aos estabelecimentos de comida, o horário para retirada na casa e funcionamento no espaço ia até as 20h00min. Já o sistema delivery poderá funcionar normalmente até a meia-noite.

UM SUSPIRO DE ALÍVIO

A esperança dos vilhenenses se baseia, agora, na entrega dos primeiros lotes de vacina contra a Covid-19. As primeiras 2.080 doses foram entregues na manhã de ontem (20) pelo Governador Marcos Rocha e o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Máximo. Os primeiros vilhenenses já começaram a receber a imunização, e a expectativa segundo a Prefeitura é vacinar todos os munícipes em aproximadamente seis meses.

Eduardo concluiu o vídeo agradecendo a população pela compreensão, e reforçando o apelo que costuma fazer: “o que vai fazer com que nós acabemos com a mortalidade, obviamente as vacinas ajudam, mas até lá nós temos que continuar tendo cuidado. O que vai baixar realmente o quantitativo de doentes é a gente se preservar. Principalmente aquelas pessoas com mais de 60 anos”.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas