Banner



Banner


Banner


Segunda-feira, 18 de março de 2024 -





Banner



Banner

Ji-Paraná: sem conseguir comprar cilindros de oxigênio, HCR para de receber novos pacientes

- anúncio-

(Foto: Reprodução)

O Hospital Cândido Rondon (HCR) em Ji-Paraná (RO), informou nesta sexta-feira (15) que não consegue comprar cilindros de oxigênio e que por isso não receberá novos pacientes na unidade de saúde. O hospital diz que atingiu a capacidade máxima de lotação em todos os leitos destinados a pacientes com Covid-19.

“Estamos tentando ampliação de novos leitos, porém não estamos conseguindo comprar cilindros de oxigênio dos fornecedores que estão informando que não tem para pronta entrega e sem previsão de entrega por parte dos mesmos”, informou a administração do hospital em nota.

A administração do HCR reiterou que não falta oxigênio para os pacientes já internados e há o “suficiente para cuidar daqueles que já estão na unidade”, porém não existe a possibilidade atual de abertura de novos leitos.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Dessa forma sugerimos que os novos pacientes procurem outras unidades hospitalares para evitar maiores complicações de saúde”, declarou o hospital.

- Advertisement -

O hospital possui 10 leitos de UTI, sendo que seis estão alugados para o estado para atender pacientes de Covid-19 e quatro são particulares. Desde novembro do ano passado o HCR sofre com a alta taxa de ocupação, e agora chegou ao limite.

Já o Hospital Municipal de Ji-Paraná possui 10 leitos instalados, mas eles não estão funcionando por falta de medicamentos. Ainda não há previsão da prefeitura para reativação desses leitos.

O secretário estadual de saúde, Fernando Máximo, descartou nesta sexta-feira (15) que o estado possa enfrentar um colapso referente a distribuição de oxigênio.

“As empresas têm nos relatado que não há perspectiva de falta de oxigênio em Rondônia. Há oxigênio suficiente para manter nossos pacientes, até uma reserva pra gente aumentar um pouquinho de leitos. É obvio que Manaus também achava que tinha oxigênio, mas aumentou tanto o número de pacientes que a rede acabou não suportando”, disse o secretário de saúde.

Ji-Paraná tem 5.391 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia no estado, e chegou aos 129 mortos pela doença, segundo boletim de saúde da Sesau e Agevisa.

Por que pacientes com Covid precisam de oxigênio?

O coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, causa uma inflamação no pulmão. Isso faz com que ele não consiga mais transferir de forma eficaz o oxigênio que a pessoa respira para dentro do sangue e das células.

Quando isso acontece, a saturação de oxigênio – a concentração dele no sangue – começa a cair. O percentual normal de saturação fica entre 95% e 99%. Quando a pessoa não respira direito, esse índice começa a cair. A intubação, assim como outros métodos de aporte de oxigênio, ajudam a recuperar a saturação de oxigênio no sangue – por isso são tão importantes para pacientes com Covid.

Situação em Manaus

Manaus vive uma situação absolutamente dramática. Com hospitais lotados e sem cilindros de oxigênio suficientes, o governo do Amazonas começou a transferir pacientes de Covid para outros estados e decretou toque de recolher.

É o caos. Pacientes em enfermarias lotadas, sendo reanimados no chão. “Em muitas ocasiões, a gente entuba e fica ventilando na mão até arrumar um ventilador. A gente fica ambuzando o paciente até conseguir um ventilador de algum paciente que falece. Mas é complicado porque até oxigênio está faltando para gente”, conta uma funcionária do Hospital 28 de Agosto.

 

Fonte: G1RO

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas