Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

PF deflagra 2ª fase da “Operação Kawyra” para desarticular organização criminosa instalada em terra indígena

- anúncio-

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal no estado de Rondônia deflagrou nesta quarta-feira, 2 de novembro, a segunda fase da “Operação KAWYRA”, visando dar cumprimento a 01 mandado de busca e apreensão e 01 mandado de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho.

A investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da Terra Indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho/RO, dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da Reserva Indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.

A ação de hoje visa prender um dos principais envolvidos nos crimes investigados, que poderá responder por invasão de terras da União (art. 20, Lei nº 4.947/66), desmatamento ilegal (art. 50-A, Lei nº 9.605/98), estelionato (art. 171, CP), incitação à prática de crime (art. 286, CP), bem como constituição e participação em organização criminosa (art. 2º, Lei nº 12.850/13).

- Advertisement -
- Advertisement -

O preso, após ouvido na sede da Polícia Federal, será encaminhado para o sistema prisional estadual onde permanecerá à disposição da Justiça Federal.

- Advertisement -

O termo “KAWYRA” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.

.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas