Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Ji-Paraná: após retornar para Fase 2, Prefeitura solicita reclassificação do município

- anúncio-

(Foto: Divulgação)

Segundo a tabela de classificação de municípios divulgada, domingo (28), a cidade de Ji-Paraná foi da Fase 3 para a Fase 2 do Plano de Ação Todos por Rondônia, estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), responsável pelo enfretamento e prevenção à pandemia da Covid-19.

A inclusão na nova fase, segundo a Sesau, é para resguardar a saúde coletiva e a economia da população durante a pandemia. A alteração da matriz de reclassificação dos municípios nas fases do Plano Todos Por Rondônia foi a principal mudança anunciada pela Sesau, que agora passa a considerar casos ativos, em substituição aos confirmados.

Os casos confirmados englobam óbitos e recuperados, ou seja, pessoas que não necessitam de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por outro lado, o índice de crescimento de casos ativos dá à Sesau um “panorama preciso da necessidade de ampliação ou retrocesso de medidas de distanciamento social”.

- Advertisement -
- Advertisement -

Assim, Rondônia passa a considerar dois índices para reclassificação: o da taxa de crescimento de casos ativos e permanece o de proporção de leitos de UTI Adulto da macrorregião, na rede pública, estadual e municipal. O período de análise dos dados para mudança de fase continua sendo de 14 dias, com exceção dos municípios que criarem condições para mudança de fase em tempo menor.

- Advertisement -

De acordo com o secretário de Saúde de Ji-Paraná, Álvaro Galvão, neste período, não está proibido o funcionamento das casas noturnas, apenas é necessária a orientação por parte da Vigilância Sanitária para que não ocorram shows com plateia em pé. “Deverá haver um distanciamento maior entre as mesas nesses estabelecimentos”, advertiu.

“Está não é uma decisão da Prefeitura de Ji-Paraná muito menos da Secretaria Municipal de Saúde. Este fato [reclassificação] sofre alterações a cada 15 dias. Então, nós devemos mudar a nossa fase, em breve”, avaliou Álvaro Galvão, que atribuiu a mudança ao aumento de casos da Covid-19 entre a população.

Segundo ele, a prefeitura trabalha para aumentar a oferta de leitos de UTI no município. “As vagas de UTIs de Ji-Paraná (Hospital HCR) e Cacoal estão lotadas em quase sua totalidade. Nós temos uma taxa de 91,4% de ocupação. Isso significa que em alguns dias elas estão totalmente lotadas e em outros não”.

Galvão ressaltou que o comércio vem adotando medidas de prevenção à doença e momento requer a conscientização de boa parte dos moradores da cidade. “Contamos com a compreensão de todos. E não podemos deixar de dar ação para esse momento de saúde pública”, afirmou.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas