Banner



Banner


Banner


Segunda-feira, 18 de março de 2024 -





Banner



Banner

Dia Mundial de Combate à Aids: Vilhena é referência no Norte em serviços e tratamentos da doença

- anúncio-

Hoje, 1° de dezembro, é lembrado o Dia Mundial de Combate à Aids, que tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus HIV. Segundo o Ministério da Saúde, os serviços e tratamentos oferecidos pela Prefeitura de Vilhena através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) aos pacientes, é referência para o Norte do Brasil, sendo o único município do Estado de Rondônia a oferecer uma casa de apoio para tratamento.

Para toda a população, são oferecidos testes rápidos de HIV na Rede Básica de Saúde do município, e também para sífilis e hepatite B e C, gratuitamente, com sigilo e resultados rápidos. Além de oferecer aconselhamentos pré-teste e pós-teste, o Município proporciona amparo emocional.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em 2019 foram registrados 32 novos casos confirmados de aids em Vilhena. Neste ano, já foram identificados 36 pacientes. Parte do aumento se deve à ampliação na testagem, poia todos os hoapitalizados por covid-19 também foram testados para HIV, conforme protocolo da Secretaria Municipal de Saúde.

- Advertisement -

A coordenadora do SAE/CTA, Zilda Golim, explica o aumento de casos confirmados neste ano em Vilhena. “Nós realizamos os testes também dentro do Hospital Regional. Esse aumento na nossa capacidade de diagnóstico dá a oportunidade de tratamento imediato para mais pacientes, que talvez não procurariam o serviço de Saúde em outras condições. Depois do surgimento da covid-19, percebemos que a população em geral está mais preocupada em cuidar do seu organismo, do seu sistema imunológico e da própria saúde. A aids prejudica o sistema imunológico e muitas doenças podem se instalar no corpo. Alguns sintomas iniciais dessas doenças são parecidos, inclusive, com os sintomas da covid-19. Por isso, todo cuidado é importante”, explica Zilda.

Para assistir o vídeo, acesse a página da Prefeitura de Vilhena no Facebook no link:

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas