Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Porto Velho: Prefeitura volta atrás na decisão e libera comércios na frente dos cemitérios no Dia de Finados

- anúncio-

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Subsecretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), voltou atrás e liberou a comercialização de velas e flores durante o Dia dos Finados, na próxima segunda-feira (2). A decisão foi divulgada neste domingo (1º) através de nota. Até o fim da manhã deste domingo, a venda estava suspensa por protocolo de segurança em razão da pandemia do novo coronavírus.

No comunicado, a Semusb justifica que a liberação se deu pelas vendas serem “muito comuns neste dia com o comércio de flores, velas e outros artigos correlacionados”. A informação sobre a volta foi confirmada ao G1 também pelo gerente da Divisão de Cemitérios, Gilbson Morais.

Anteriormente, haveria uma fiscalização por equipes do Departamento de Posturas do município e quem descumprisse com a determinação poderia ser autuado ou até multado.

- Advertisement -
- Advertisement -

Por que mesmo no isolamento é importante homenagear quem se foi.

- Advertisement -

O atendimento ao público vai funcionar das 7h às 18h e a administração dos cemitérios permanecerá fechada. A expectativa é de que cerca de 15 a 20 mil pessoas passem pelos cemitérios Santo Antônio e Inocentes no dia 2 de novembro.

A prefeitura recomenda que os visitantes: façam uso obrigatório de máscara; e sejam breves nas visitações.

A prefeitura também recomendou que a população antecipasse as visitas com objetivo de evitar aglomerações. De 5 a 7 mil pessoas visitaram os cemitérios de Porto Velho no último sábado (31).

Mudança no trânsito

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran) de Porto Velho informou que serão disponibilizadas novas linhas e aumento da frota de ônibus para que os usuários tenham melhor acesso aos cemitérios da capital.

Finados no estado

As visitações aos entes queridos que se foram também estão sendo antecipadas em Jaru. Caso não haja chuva, a Paróquia São João Batista vai celebrar uma missa às 9h no cemitério e às 19h30 na igreja. Em ambas as missas, os fiéis devem respeitar o distanciamento e fazer o uso de máscaras.

Em Vilhena, o cemitério abrirá às 5h e seguirá aberto até às 19h. Porém, a tradicional missa não será celebrada no cemitério, mas sim nas igrejas católicas da cidade às 7h e às 9h.

A prefeitura de Vilhena informou ainda que os comerciantes que pretendem vender produtos na frente do cemitério devem obedecer as regras de distanciamento, higienização e outras medidas de seguranças contra o Sars-Cov-2.

Já em Ji-Paraná, a expectativa é que mais de 10 mil pessoas visitem os dois cemitérios da cidade. Os moradores deverão usar máscara e respeitar o distanciamento social. Missa e comércio foram autorizados pela prefeitura.

Em Ariquemes, os cemitérios permanecerão abertos das 6h30 às 18h. A prefeitura da cidade do Vale do Jamari recomendou que os visitantes usem máscara e mantenham o distanciamento. As missas serão celebradas somente nas paróquias entre 7h e 19h30. Em Rolim de Moura, cultos e missas estão suspensos no cemitério da cidade no feriado.

Nos dois cemitérios de Guajará-Mirim, o uso de máscara é obrigatório e os visitantes devem manter o distanciamento social, evitando tocar em pessoas, objetos e superfícies. As visitações também devem ser feitas em, no máximo, 30 minutos e idosos, além de pessoas do grupo de risco, só podem fazer visitas entre 7h e 10h.

Os comerciantes de Guajará-Mirim devem comparecer na vigilância sanitária para assinar o termo de responsabilidade e receber orientações sobre a montagem de barracas e tendas.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas