Banner



Banner


Banner


Segunda-feira, 18 de março de 2024 -





Banner



Banner

Obra de nova cerca no aeroporto de Vilhena avança e Prefeitura de Vilhena acompanha andamento

- anúncio-

A Prefeitura de Vilhena acompanha de perto a execução das melhorias no aeroporto Brigadeiro Camarão após articulação da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Semtic) com o Governo do Estado e a iniciativa privada no município. Atualmente está em execução obra de nova cerca no local, um dos requisitos da companhia aérea Azul, única que atua na cidade, para voltar a realizar vôos aqui.

Na última semana o coronel da Polícia Militar Eduardo Antônio Leal Fernandes, coordenador de infraestrutura aeroportuária do DER (Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes), esteve na cidade e vistoriou a obra junto do secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Marcondes Cerrutti.

- Advertisement -
- Advertisement -

“Fomos verificar o andamento da tão esperada cerca para retorno dos voos em nossa cidade. Temos prazer em anunciar a boa notícia que em breve vai ser iniciada a obra do balizamento, necessária para recebermos aeronaves à noite. Além disso, o projeto com mais melhorias que temos na SAC, a Secretaria Nacional de Aviação Civil, do Ministério da Infraestrutura, deve ser licitado ainda este ano”, revela Marcondes.

- Advertisement -

Na SAC está tramitando projeto que prevê a instalação de dois Papi (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) para auxílio na navegação das aeronaves. Também está no projeto a implantação de farol rotativo, biruta com luminárias e iluminação do pátio do aeroporto. “Ano que vem, com todas essas obras sendo executadas, o nosso aeroporto estará em um nível totalmente diferente. Será muito melhor. Estamos atuando com o Governo do Estado e o empresariado local, em especial a cooperativa de crédito Sicoob Credisul, que doou dois projetos destes e agora o DER vai executar”, explica Cerrutti.

O perímetro da cerca é de 7.063 metros, que vai trazer mais segurança para as operações aeroportuárias em Vilhena. Um investimento de R$ 1,270 milhão de recursos próprios do Governo com execução indireta do DER, que contratou a empresa para execução da obra em 180 dias. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Marcos Rocha ainda em 15 de outubro, em visita a Vilhena. A cerca é necessária para evitar a entrada de animais na pista que possam causar acidentes no pouso ou decolagem dos aviões.

Por sua vez, os trabalhos para elaboração dos projetos doados pelo Sicoob começaram em agosto deste ano. Ao custo de R$ 145 mil, os projetos foram entregues à Prefeitura recentemente. O de balizamento da pista já está em processo de licitação e deve ser executado em breve, enquanto o de iluminação e PAPIs tramitam na SAC para a alocação de recurso.

Os voos da Azul Linhas Aéreas em Vilhena foram suspensos no final de junho deste ano, quando a empresa comunicou a necessidade de manutenção da pista e melhorias da cerca aeroportuária. Assim que os serviços forem concluídos, segundo a empresa, os voos no aeroporto local devem ser retomados.

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas