Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Como saber se um site é seguro e confiável?

- anúncio-

Foto: Divulgação

A presença digital é essencial para que qualquer negócio se destaque entre os concorrentes e seja visto pelos clientes. Hoje em dia, sem um site e sem um registro de domínio não há como ter uma boa presença digital.

Toda e qualquer empresa atualmente conta com um site. Não importa se é um grande ou pequeno empreendimento, o fato é que um site muitas vezes acaba se tornando o primeiro contato entre o cliente e a empresa.

Por meio dele é possível fornecer as informações básicas a respeito dos serviços e produtos oferecidos, informar contatos, endereços e outros dados relevantes.

- Advertisement -
- Advertisement -

Os empreendedores estão cientes dessa importância e, graças a plataformas como o WordPress, Wix e Joomla!, se torna fácil criar um site. Porém, diante de tantos sites, como saber quais são seguros e confiáveis. Esse artigo traz algumas informações sobre isso.

- Advertisement -

A importância da segurança na internet

Em 1998, o ficcionista norte-americano Dan Brown publicou o seu livro de estreia, “Fortaleza Digital”.

Longe de ser uma obra-prima da literatura policial e da espionagem, esse livro pelo menos mostrou a capacidade que o autor teve de captar o espírito da época.

Vale lembrar que era final da década de 90, a internet estava se popularizando e e-mails eram novidades no dia a dia das pessoas. Sendo assim, a curiosidade a respeito da privacidade dos conteúdos das mensagens se tornou a dúvida de muita gente.

De lá para cá a situação não mudo muito. Hoje em dia, diante da popularização das compras realizadas de forma online, a preocupação com a segurança na web ainda está em pauta. E Isso é muito bom!

Isso mostra o quão necessário é ficarmos atento na hora de usar os serviços online. Será que esse site é seguro? Será que eu posso preencher sem medo o meu CPF conforme estão solicitando? Tais perguntas são válidas para quem não quer ser vítima de algum crime digital.

Por essa razão, se torna fundamental ficar a par de dicas que apontam se um site é ou não seguro. Mas aí vem a pergunta que será o começo do próximo tópico.

Foto: Divulgação

Como identificar um site seguro e confiável?

Não é necessário ser um “Sherlock Holmes da tecnologia” para saber se um determinado site possui os requisitos adequados de segurança. As práticas para avaliar o nível da segurança de um site são simples.

Não há a necessidade de entender tudo sobre programação, basta ficar atento para alguns detalhes básicos. O layout, a facilidade de navegação, erros gramaticais, são vários os elementos que podem auxiliar a identificar a credibilidade de um site.

Além desses aspectos, há também outros meios para saber se você pode ou não confiar em um site. Veja a seguir quais são eles.

Dê uma olhada no domínio e na URL

Não é à toa que os empreendedores, além de investirem em uma boa plataforma de construção, como o Joomla! ou WordPress, eles também investem no registro de domínio.

O domínio é o endereço eletrônico do site. Ele é um detalhe importante até mesmo para a divulgação do negócio. Um site para ser considerado profissional e seguro deve contar com um domínio profissional. Além do mais, fique sabendo que um “S” faz toda a diferença nessa história.

Pois é, se aquela famosa sequência de letras, a HTTPS, não contar com a letra “S” no final, então o site em questão não possui o certificado SSL. Esse certificado é um recurso que garante a segurança de qualquer site, pois os mantém protegido com criptografia.

Em suma, se um e-commerce tiver o certificado SSL, então você poderá digitar tranquilamente os seus dados pessoais para efetuar compras. Essa loja virtual é segura.

Verifique se há selos de segurança

Os selos de segurança garantem que um site é seguro pelo órgão emissor do selo. Nesse caso pode ser um selo do certificado SSL. Você pode encontrar esses selos no fim da página ou na hora de efetuar a compra no carrinho.

Mas tenha cuidado, é bom saber que alguns sites podem apenas acrescentar a imagem do selo mesmo sem ter a certificação. Por essa razão não é bom confiar só na simples presença do selo.

Procure saber o que outros usuários dizem sobre o site

Qual é a reputação do site em questão? Saber isso é uma boa maneira de averiguar se ele é confiável ou não.

Não é difícil ir atrás de informações a respeito do site. Em poucos minutos, vasculhando o Google, você poderá saber mais sobre o histórico do site, mas aí vale um conselho: procure fontes de confiança.

O Google Meu Negócio é uma delas. Ele é um serviço gratuito e muitos empreendedores o utilizam. Por meio dele, você pode observar avaliações de outros usuários, bem como ficar a par de informações que dizem muito sobre o site.

Como nem todos os gestores utilizam o Google Meu Negócio, é possível recorrer a outros meios, como, por exemplo, o famoso Reclame Aqui e grupos em redes sociais.

Foto: Divulgação

Fique atento para as informações de contato

O Google Meu Negócio pode até trazer as informações de contato, mas não fique apenas nisso. Veja se o próprio site informa tais informações. Um site que preza pela segurança divulga tudo o que o usuário necessita saber.

Disponibilizar informações sobre contato e endereço é uma forma de promover uma boa experiência de navegação para o usuário. Por essa razão, sites sérios não omitem esse tipo de conteúdo.

Normalmente é possível encontrar tais informações em links como “Entre em contato” ou “Fale conosco”. Você também pode saber mais acessando seções como “Quem somos”. Ali é possível mais sobre o histórico da empresa.

Conheça mais sobre a política de privacidade do site em questão

A Política de Privacidade de um site informa quais os dados que o site coleta, guarda e quais são os objetivos disso. Um site sério permite que o usuário conheça a política de privacidade adotada.

Vale destacar que hoje em dia, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) marca pesado em cima das questões relacionadas com a proteção e com a garantia da segurança dos dados dos usuários. Com essa lei, o Brasil faz parte dos vários países que possuem leis sobre a obtenção dos dados dos usuários.

Por isso, ao acessar um site, seja ele o site de uma instituição, ou uma loja virtual, procure encontrar a política de privacidade dele. Em alguns casos ela é chamada de “Termos de Condição e Segurança”.

É aí que você vai receber informações a respeito de como os seus dados serão tratados ao acessar o site.

Segurança Digital deve ser prioridade 

A internet é um ambiente rico em conteúdo, mas também um terreno fértil para crimes digitais. Por isso, a segurança digital deve ser regra básica para qualquer gestor que quer ter um site para garantir a sua presença digital.

Desse modo, além de uma boa plataforma de construção de site, é necessário investir também em um qualificado serviço de web hosting e na compra de um domínio personalizado.

Com um serviço de hospedagem de sites e um registro de domínio é possível obter recursos que auxiliam na segurança para o site e, consequentemente, permite uma boa experiência de navegação para os usuários.

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas