Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Cabixi: terminou nesse sábado (21) décima primeira edição do mutirão de limpeza no Rio Guaporé

- anúncio-

(Foto: Divulgação/Redes Sociais)

O mutirão voluntário que atua na limpeza do Rio Guaporé encerrou nesse sábado (21 de novembro) a 11ª edição do projeto. Diferente do costumeiro primeiro sábado após as pescas, em 2020, o projeto começou mais cedo, pois a extensão coberta pelos voluntários foi maior em relação às edições passadas.

Ao todo, foram aproximadamente 3 toneladas de lixo retiradas em 360KM de extensão aquática. José Ribeiro, popularmente conhecido como Zé Ambientalista, Coordenador do Projeto Mutirão Rio Guaporé, avaliou a edição 2020 como boa. Segundo Zé, em outros anos já houve casos onde 5 toneladas de lixo foram recolhidas em uma extensão bem menor.

Na 11ª etapa, os voluntários fizeram o percurso do Rio Cabixi (junção com o Rio Colorado), acima do planalto São Luiz indo até a sua Foz. Além disso, uma parte do Rio Piolho, Rio Escondido e o Rio Guaporé (do acampamento das Mesas – MT – até Pimenteiras D’Oeste – RO) entraram na rota de limpeza.

- Advertisement -
- Advertisement -
(Foto: Divulgação/Redes Sociais)

“O primeiro ponto sobre a importância desse projeto é a despoluição do rio, servindo também como educação ambiental. Porque as pessoas que jogam lixo, que insistem em deixar lixo por ali, se verem a comunidade quase que inteira se mobilizando para limpar o rio acaba gerando um impacto de conscientização nessas pessoas”, comentou Zé Ambientalista.

- Advertisement -

Ele também destacou a participação das crianças no mutirão, influenciando uma educação ambiental desde a infância. Em 2020, os voluntários mirins não puderam estar no projeto devido às orientações com relação à Covid-19. Mas, todos os anos são realizados Pit-Stop nas ruas e escolas, pedindo a preservação do Rio. Além desses pontos, o Coordenador apontou para a necessidade da limpeza, promovendo o fluxo de turismo e permitindo que os visitantes possam desfrutar dos momentos em um Rio limpo.

Pelo menos 90 voluntários participaram da 11ª edição, fazendo a recolha do lixo. O Projeto também contou com a ajuda do comércio local e empresários que cederam alimentos para os voluntários e combustível para os barcos. Usados para a navegação, os barcos também foram cedidos por autônomos e pescadores locais.

“Gostaria de agradecer a todos os voluntários, empresários e pessoas envolvidas no projeto. Porque graças a eles, estamos deixando um caminho limpo sem lixo para nossas crianças, no futuro. Estamos pensando no futuro das próximas gerações, para que elas possam desfrutar do Rio Guaporé como nós desfrutamos hoje”, finalizou o Coordenador, Zé Ambientalista.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas