Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhena: saiba onde ir e que documentos levar para atualizar sua carteira de identidade

- anúncio-

(Foto: Governo de Rondônia)

Moradores vilhenenses que precisam fazer a atualização da Carteira de Identidade (RG) podem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). O órgão está responsável pela emissão e 2ª via do documento, que ficava a cargo da Polícia Civil até julho de 2018. Desde então, uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura promoveu a mudança.

O atendimento está ocorrendo presencialmente de segunda a sexta-feira, das 7h00min às 13h00min, anexo ao prédio da SEMAS (localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, N°921, Bairro Jardim Eldorado). No local é possível realizar emissão da 1ª e 2ª via do RG, além da Carteira de Trabalho.

Esta semana, o Instituto de Identificação Civil e Criminal do Estado de Rondônia orientou os cidadãos a fazerem a atualização do RG (confira matéria completa aqui). Muito embora o documento não possua data de validade, carteiras de identidade tiradas há dez anos ou mais podem acabar sendo negadas em países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) ou em determinadas situações do dia a dia.

- Advertisement -
- Advertisement -

“O que algumas instituições como faculdade, bancos e Polícia Federal solicitam é um documento com foto e fatos visível. Acontece que muitas pessoas tiram o RG quando jovens e depois mudam de fisionomia. Aí a foto do documento está jovem e a pessoa com outra fisionomia”, explicou o Secretário Municipal de Assistência Social, Rafael Reis.

- Advertisement -

Para fazer a emissão do RG é preciso apresentar os seguintes documentos: cópia e original da certidão de nascimento ou casamento (viúvos e divorciados podem apresentar certidão averbada), 2 fotos 3X4 (sendo tiradas de roupa escura com manga, sem piercing, sem adereços, sem óculos/homens de cabelo comprido devem prender), CPF original e cópia.

Para pessoas que vão atualizar o RG é preciso pagar taxa de R$ 111,70, cuja emissão do DARE é realizada https://dareavulso.sefin.ro.gov.br/. A transferência bancária só é permitida em nome do requerente, e não é possível fazer depósito por envelope. A taxa deve ser paga para a seguinte conta: 22382-4 (conta corrente), 2757-X (agência), em nome de FUNRESPOL/Banco do Brasil.

Estão isentos da taxa cidadãos que irão emitir a 1ª via do RG, idosos com 60 anos completo ou mais e vítimas de furto e roubo (em caso de furto ou roubo, é necessário apresentar cópia do boletim de ocorrências).

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas