Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Procon alerta consumidor contra possíveis golpes aplicados em cadastramento de novo sistema de transação bancária

- anúncio-

Fotos: Daiane Mendonça

O Governo de Rondônia, por meio do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) faz o alerta aos cidadãos quanto às possíveis aplicações de golpe no cadastramento da nova plataforma de transação bancária, o PIX. Por se tratar de um novo sistema eletrônico para pagamento, existe o risco de fraude que de alguma forma poderia lesar os consumidores.

O coordenador Estadual do Procon, Ihgor Jean Rego explica que com a chegada dessa novidade, alguns sites maliciosos passam a utilizar a roupagem de um banco credenciado oficial, para poder coletar dados e informações bancárias, com a intenção de lesá-lo e aplicar um golpe. O consumidor deve se manter atento, principalmente, quando acessar um site ou baixar algum aplicativo, para ter a certeza que se trata de um site oficial ou aplicativo do banco ao qual o consumidor é correntista.

O QUE FAZER EM CASO DE GOLPES?

- Advertisement -
- Advertisement -

O consumidor sendo vítima de algum golpe, acaso a instituição financeira tenha sido culpada pelo vazamento dos dados e comprometido as informações particulares poderá ela ser responsabilizada.

- Advertisement -

Nesses casos, o cidadão pode procurar o Procon para registro da ocorrência e ir à Delegacia do Consumidor (Decon), localizada na rua das Crianças, bairro Floresta. O Procon também atende pelo telefone 151, na página oficial procon.ro.gov.br e presencialmente, no Tudo Aqui, na avenida 7 de Setembro, Centro, em Porto Velho.

MODERNIZAÇÃO NO SETOR BANCÁRIO

A inovação tecnológica já é realidade no setor bancário, com a criação do novo sistema de pagamento, transferência e recebimento de dinheiro de forma instantânea – o PIX, que estará disponível a partir de novembro de 2020 e conta com uma lista de benefícios.

Desenvolvido pelo Banco Central, o sistema permite pagar, transferir e receber dinheiro de forma prática, rápida e grátis. O Pix funcionará 24h, em qualquer dia da semana, incluindo feriados. O maior benefício é concluir a transação em até 10 segundos. O dinheiro sai da conta do pagador e vai para o recebedor, de forma instantânea.

O cadastramento para o sistema já foi iniciado desde a última segunda-feira (5), pelo site do Banco ou pelo aplicativo do próprio Pix. Se por um lado a nova plataforma trará mais agilidade e menos custo, por outro é necessária atenção redobrada para evitar cair em golpes.

CONHEÇA MAIS O PIX

Ele funciona como mais uma opção de pagamento/transação no aplicativo do banco que o consumidor já utiliza. Também estará disponível em fintches, como: PicPay, Nubank e Neon. E nas carteiras digitais, como: Mercado Pago, Iti e Google Pay. O Pix será acrescentado nas funções do App que o consumidor já utiliza. Mais informação sobre o sistema, acesse o site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas