Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

PF deflagra operação para prender acusados de grilagem de terras em área indígena

- anúncio-

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 07, a OPERAÇÃO KAWYRA, visando dar cumprimento a 03  mandados de prisão preventiva, 06 mandados de prisão domiciliar e 12 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho.

A investigação tem como objetivo desarticular organização criminosa instalada na região da Terra Indígena Karipuna, com atuação no distrito de União Bandeirantes, município de Porto Velho dedicada ao desmatamento, queimadas, loteamento e comercialização ilegal de glebas no interior da Reserva Indígena, popularmente conhecida por “grilagem de terra”.

- Advertisement -
- Advertisement -
Foto: PF/Divulgação

As ações de hoje, realizadas em conjunto com a FUNAI e o Exército Brasileiro, decorrem da continuidade das investigações iniciadas na “Operação SOS Karipuna”, deflagrada em junho de 2019, na qual foi identificado um grupo que utilizava e permaneceu utilizando uma associação e uma empresa de georreferenciamento para iludir supostos compradores de lotes no interior da TI KARIPUNA, com a falsa promessa de regularização dos terrenos junto aos órgãos responsáveis.

- Advertisement -

Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de estelionato (art. 171, CP), invasão de terras da União (art. 20, Lei nº 4.947/66), desmatamento ilegal (art. 50-A, Lei nº 9.605/98), constituição e participação em organização criminosa (art. 2º, Lei nº 12.850/13), bem como lavagem de dinheiro (art. 1º, Lei 9.613/98).

Os presos após ouvidos na sede da Polícia Federal serão encaminhados para o sistema prisional estadual onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.

O termo “KAWYRA” tem origem na língua indígena Karipuna e significa “floresta”, em referência à atuação da Polícia Federal no sentido de preservar a vegetação nativa da Reserva Indígena e reprimir a atuação de grupos criminosos na região.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas