Banner



Banner


Banner


Terça-feira, 19 de março de 2024 -





Banner



Banner

Partidos e candidatos devem realizar prestação de contas parciais a partir desta quarta-feira (21)

- anúncio-

Começa a partir desta quarta-feira, 21 de outubro, o prazo para candidatos e partidos políticos enviarem à Justiça Eleitoral de Rondônia, a prestação de contas parcial constatando toda a movimentação financeira e/ou estimável em dinheiro ocorrido desde o início da campanha até 20 de outubro, conforme art. 28, § 4º, da Lei n. 9.504/97.

A legislação determina a ampla publicidade das prestações de contas, pelo fato dos fundos de financiamento serem oriundos do erário e também porque deve existir um controle da sociedade quanto aos valores recebidos.

- Advertisement -
- Advertisement -

Todos os candidatos, independentemente de estarem com o registro deferido ou não, deverão enviar a prestação de contas parcial até 25 de outubro, por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE).

- Advertisement -

A prestação de contas parcial deve ser feita em meio eletrônico, por intermédio do SPCE, com a discriminação dos recursos financeiros ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral, contendo, cumulativamente: a)  a indicação dos nomes, do CPF das pessoas físicas doadoras ou do CNPJ dos partidos políticos ou dos candidatos doadores; b) a especificação dos respectivos valores doados; c) a identificação dos gastos realizados, com detalhamento dos fornecedores; e d) a indicação do advogado, com a respectiva procuração.

Caso a prestação de contas parcial não seja feita no tempo correto, ou a sua entrega aconteça de forma que não corresponda à efetiva movimentação dos recursos, pode ser caracterizado como infração grave, salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral, a ser apurada na oportunidade do julgamento da prestação de contas final.

A omissão total da prestação de contas pode ocasionar a não quitação eleitoral, que dentre outras consequências, impede o candidato de concorrer em novas eleições, no mínimo até o fim da atual legislatura (31/12/2025), ou quando regularizar suas contas. A intenção da Justiça Eleitoral é disponibilizar estes dados no Divulgacandcontas no prazo estabelecido na legislação eleitoral.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas