Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 20 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Agroindústria familiar agrega valor à produção com venda de mandioca descascada e congelada em Chupinguaia

- anúncio-

Há mais de sete anos recebendo orientações dos extensionistas da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), a família do produtor rural Amirante Ferreira Alves, localizada na linha 115, estrada projetada, no município de Chupinguaia celebra a pequena agroindústria de beneficiamento da mandioca. Com uma mão de obra familiar formada por sete pessoas, o empreendimento produz 500 quilos por semana do produto agroindústria Primavera, congelado e embalado à vácuo.

Durante a visita técnica, o diretor presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, acompanhado do diretor técnico, Anderson Kühl e da equipe local, teve a oportunidade de comprovar o rendimento que o agricultor vem obtendo com a atividade, que faz parte do fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) que o Governo de Rondônia vem priorizando dentro de seu plano estratégico para o desenvolvimento da agricultura no Estado.

As visitas estão sendo realizadas em vários municípios e em diversas atividades agroeconômicas, e o que se tem visto é que as políticas públicas estão trazendo saldo positivo para a família rural. “A proposta do Governo é a verticalização das informações com acompanhamento contínuo das ações que estão sendo realizadas no setor”, explica Brandão.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em conversa com os visitantes, o produtor contou que inicialmente queria montar um abatedouro de aves, mas foi orientado pelos extensionistas da Emater-RO que a agroindústria familiar traria um melhor retorno, já que o custo e manutenção para a construção de uma sede seria mais vantajoso no momento. Assim, ele optou em implantar uma área de um hectare para produzir mandioca. Hoje, para atender a sua demanda ele adquire mandioca da produção de seus vizinhos.

- Advertisement -

A agroindústria Primavera é uma atividade essencialmente familiar, que gera empregos de forma direta e indireta na região. Trabalhando com um pouco mais de dois terços de sua capacidade total (a agroindústria tem capacidade de produção de 700 quilos por semana), senhor Almir, como é mais conhecido, participa do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos incrementados pela política pública de governo para fortalecimento da agricultura familiar, e comercializa seu produto nos supermercados e feiras da região.

A propriedade da família Ferreira Alves, além da mandiocultura, produz ainda café clonal em uma área de 1,2 hectares, que foi iniciada sob orientação e assistência técnica dos extensionistas da Emater-RO, meio hectare plantado com coco e banana, além de três estufas de olericultura e um tanque para produção de peixes, um poço artesiano e um pequeno aviário, adquiridos através da linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, na linha Mais Alimentos e Pronaf Jovem.

Além da visita à propriedade e à agroindústria, a equipe de Emater-RO se reuniu com o presidente e diretor, no escritório local de Chupinguaia, para alinhar informações de ação dos serviços de assistência técnica e extensão rural com trabalho voltado para a propriedade familiar.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas