Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quarta-feira, 24 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Vilhenenses gastam mais de 2 milhões de litros de água por dia, projeto busca construção de novos reservatórios

- anúncio-

(Foto: Ilustrativa)

O consumo de água é uma das maiores pautas da Sustentabilidade. Em todo o mundo, 97,5% da água é salgada e somente 2,5% é doce. Desses 2,5%, grande parte é de difícil acesso, concentrada em geleiras (69%). Outros 30% estão armazenadas em aquíferos, e apenas 1% faz parte dos rios, segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Em Vilhena, o consumo de água é desenfreado. De acordo com levantamentos feitos pelo Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), os vilhenenses gastam diariamente 2,5 milhões de litros, quando apenas 1,5 milhões seria necessário para garantir o abastecimento, garantiu a Coordenadora do Projeto Técnico e Ambiental da obra, Suely Magalhães. Com o uso excessivo de água, as bombas dos reservatórios precisam passar mais tempo ligadas: de 16h a 19h contínuas, algumas vezes até mesmo funcionando 24 horas.

Um projeto proposto pelo SAAE reorganizará as redes de água, e construirá dois reservatórios novos nos bairros Setor Pioneiro e Jardim das Oliveiras. A licitação foi aberta no início de 2020, e a obra espera apenas a aprovação judicial para dar o ‘start’ nos trabalhos. Os reservatórios deverão ter capacidade de 1,5 milhão de litros e outro com 2 milhões.

- Advertisement -
- Advertisement -

A cidade conta atualmente com poços capacitados com 250 mil litros por hora. Até 2018, um estudo revelava que cerca de 70% da população não possuía um reservatório caseiro. Com isso, pouco tempo utilizado na manutenção de bombas do SAAE já trazia transtornos ao abastecimento das residências.

- Advertisement -

A expectativa é de que a reorganização das redes de água, assim como a construção dos reservatórios tragam uma melhora no abastecimento. Porém, é importante que os moradores se conscientizem sobre o consumo desenfreado da água e seus impactos.

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

Suely Magalhães também orientou à população que mantenha eletrônicos em casa, e não joguem os objetos na rua, para contaminação do local. A recolha dos aparelhos, feitas constantemente em 2018/2019, sofreu uma pausa devido à pandemia da Covid-19.

No entanto, como garante a Coordenadora, assim que possível o SAAE estará reestabelecendo a coleta desses equipamentos.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas