Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sábado, 27 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Parcerias fortalecem Centro de reabilitação e reintegração social para dependentes químicos em Vilhena

- anúncio-

Especialista em saúde mental enfatiza que apoio da família é fundamental no processo de recuperação do paciente

Denominada “Projeto mão amiga à sociedade”, ação social é desenvolvida pelo Centro de reabilitação e Reintegração Social e tem por objetivo atender pessoas que estão em processo de manutenção ao tratamento de dependência química no município de Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Coordenado pelo Pastor Paulo Rodrigues, Pastora Lucilene Salvador, com o apoio da enfermeira Edna dos Reis Barbosa que é especialista em Saúde Mental e também da profissional assistente social e aconselhadora em dependência química, Rosangela Pitangui.

- Advertisement -

O projeto atende pacientes que estão em um processo de reeducação (liberdade condicional), e também os que ainda se encontram em estado de dependência química, seja de álcool ou droga ofertando reuniões, e atividade para reabilitação e reintegração social.

Para a enfermeira Edna, o projeto desenvolvido pelos pastores oferta a sociedade uma oportunidade de uma nova vida. E destaca que o apoio da família é fundamental no processo de recuperação do paciente. “A dependência é um transtorno mental que se caracteriza por vários sinais e sintomas que são decorrentes do uso de drogas. Sintomas de abstinência, necessidade de doses maiores para atingir os mesmos efeitos e a falta de controle sobre a quantidade de uso são sintomas suficientes para diagnosticar a dependência química”, relata a enfermeira que é parceira do projeto, auxiliando na prevenção à recaídas por aqueles que estão em tratamento.

Segundo a assistente social e aconselhadora de dependência química, Rosangela Pitangui, a melhor forma de prevenção é não experimentar. “Algumas substâncias provocam dependência muito rápido. A cocaína, por exemplo, é uma delas”, informou.

Apesar de preocupante, essas dependências são tratáveis. Edna destaca e parabeniza a ação desenvolvida pelos pastores Paulo e Lucilene, pois o projeto abraça de maneira carinhosa todos que estão lutando para ter uma vida normal. “Em determinados casos não há uma cura, pois o uso em massa de certas substâncias podem causar alterações irreversíveis no paciente, porém, com tratamento há um controle da doença e com o apoio da família, além de acompanhamento médico psiquiatra, psicólogos e outros profissionais é possível ter uma vida tranquila e saudável”.

O Centro de Ressocialização e Reintegração Mão Amiga está localizado na Rua Geraldo Magela Barbosa, núm. 365, no Centro da cidade. As reuniões acontecem todas as terças-feiras, às 19h.

Quem desejar apoiar o projeto pode estar entrando em contato com a coordenadora pelo número: 69-98431-1824.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas