Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 26 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Operação Crassa: PF mira exploração ilegal de diamantes em terras indígenas rondonienses

- anúncio-

Investigação que começou em 2018, tem como objetivo desarticular organização criminosa dedicada à exploração e ao comércio ilegais de diamantes extraídos ilegalmente da Terra Indígena Roosevelt, em Rondônia. Os crimes investigados são organização criminosa, usurpação de bens da União e lavagem de dinheiro.

A PF iniciou na manhã dessa quinta-feira (24) a ‘’Operação Crassa’’ contra exploração ilegal de diamantes na Terra Indígena Cinta Larga e Roosevelt em Rondônia. A operação busca dar cumprimento de 53 mandados de busca e apreensão em sete diferentes estados da federação e no Distrito Federal, todos expedidos pela 3ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Rondônia. Além das buscas, foi determinado pelo juízo o sequestro de bens imóveis.

A investigação que tem como objetivo acabar com a organização criminosa, tiveram a prisão em flagrante de três indivíduos em posse de diversas pedras de diamante, que haviam se deslocado de São Paulo a Rondônia para adquiri-las. Na ocasião, admitiram que os diamantes eram da Reserva Roosevelt.

- Advertisement -
- Advertisement -

Houve identificação dos suspeitos que conta como garimpeiros, lideranças indígenas, financiadores do garimpo, avaliadores, comerciantes e intermediadores que estabelecem a conexão entre os fornecedores e o mercado consumidor nacional e internacional.

- Advertisement -

Foi mobilizado cerca de 150 Policias Federais distribuídos entre os estados do Rondônia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Roraima, São Paulo e o Distrito Federal.

O termo “Crassa” remete ao estado bruto dos diamantes, tendo sido identificado no início das investigações a referência “Bruto” ao lado dos contatos relacionados a garimpeiros e intermediários do comércio ilegal do mineral na agenda dos indivíduos presos em flagrante.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas