Banner



Banner


Banner


Sexta-feira, 29 de março de 2024 -





Banner



Banner

Novo decreto libera funcionamento das feiras de rua na Av. Melvin Jones e Paraná

- anúncio-

Foto: Condecom

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças bruscas na vida das pessoas. Nesta época os comerciantes foram os mais afetados e, para conseguir voltar às atividades muitos deles tiveram que esperar a assinatura de um novo decreto por parte das autoridades municipais e estaduais que permitissem a liberação do comércio, desde que se adequem às normas exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação da covid-19.

Em Vilhena, muitos estabelecimentos, antes fechados, foram liberados para novamente abrirem as portas através do decreto nº 49.048 de 18 de abril de 2020, atualizado no dia 23 de julho. Naquele decreto as feiras livres também foram autorizadas a funcionarem, contudo, a atuação dos feirantes somente estava permitida em barracões e em dias específicos.

Pelo mesmo decreto as feiras de ruas estavam impedidas de operar, assim como as pessoas portadores de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, asma e indivíduos acima de 60 anos de trabalhar, uma vez que essas pessoas integram o chamado grupo de risco.

- Advertisement -
- Advertisement -

Contudo, na semana passada, o governo de Rondônia reclassificou os municípios na Fase 2 e 3 do Plano Todos por Rondônia. Na Portaria, Vilhena foi enquadrada na Fase 2 (Distanciamento Social Seletivo).

- Advertisement -

VOLTA DAS FEIRAS DE RUA

Num vídeo divulgado nas redes sociais, o secretário de agricultura de Vilhena, Jair Dornelas conta que as feiras de rua voltarão a funcionar a partir desta quarta-feira, 23. Conforme Dornelas, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) já fez a marcação do local na Av. Melvin Jones para o retorno da feira.

“O retorno das feiras de rua é um pedido da população e dos feirantes. Nós [Semagri] fizemos o pedido ao prefeito que, por sua vez pediu ao Comitê que liberasse as feiras de rua. Então, estamos liberando a feira de forma organizada. Ela não irá atrapalhar o comerciante porque as bancas irão ficar de costas para o canteiro em ambos lados da avenida. Dessa forma o restante da rua ficará totalmente liberada.

O QUE MUDA

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Semcom), as alterações sobre feiras foram deliberadas pelo Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus.

“O decreto Nº 50.229 foi publicado na semana passada, e o consenso entre as autoridades em saúde foi que as feiras de rua, desde que obedecidas as regras de higiene, distanciamento e prevenção já em vigor, serão realizadas somente nas avenidas Melvin Jones e Paraná, em horários e trechos previamente definidos pela Secretaria Municipal de Agricultura, com o fechamento das vias nos dois sentidos de modo a garantir o distanciamento entre as barracas e frequentadores”, ressaltou Herbert Weill, Assessor de Comunicação da prefeitura de Vilhena.

FEIRAS EM BARRACÃO

Conforme o último decreto, as feiras livres realizadas em locais cobertos (barracões) ocorrerão nas terças-feiras e sábados no barracão do Bairro BNH, nas quartas-feiras e domingos no barracão do Bairro Centro e nas sextas-feiras no barracão do Bairro São José.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas