Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Nem um, nem outro: batalha para trocar nomes de escolas municipais em Vilhena continua

- anúncio-

Por 12 anos que a comunidade vilhenense vem sofrendo as consequências dessa luta que parece não ter fim. Uma determinação do Ministério Público solicitou que os nomes das escolas municipais que tivessem o sobrenome da família Donadon, fossem mudados.

Em 2014, uma liminar do Tribunal de Justiça de Rondônia determinou que retirassem as placas com a identificação das instituições da fachada de quatro escolas que levavam o nome de integrantes da família Donadon no município.

Acontece que diante dessa luta, durante esses últimos anos, os uniformes escolares mudaram constantemente. Chegando a não ter mais nomes com identificação escolar, contendo apenas o emblema da prefeitura municipal, o que assusta a comunidade escolar, entre eles pais e professores, pois se acontece algum acidente ou situação que coloca em risco a vida do aluno que esteja trajando a camiseta sem o nome da escola, isso dificultaria a identificação e localização de familiares.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em agosto deste ano, 2020, o vereador Wilson Tabalipa (PV) realizou a indicação para que a escola municipal Marcos Donadon, localizada na Avenida Tancredo Neves recebesse o nome da professora Merly Deffune Profeta, que chegou a Vilhena no ano de 1983, foi professora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Contribuindo com a criação da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato; participação na criação da AVEC-Associação Vilhenense de Ensino e Cultura; participação na criação do campus da UNIR em Vilhena além de ser responsável pela criação e gerenciamento do Abrigo Municipal de Crianças em Situação de Vulnerabilidade.

- Advertisement -

A matéria sobre a indicação do vereador foi divulgada por este meio de comunicação e ganhou bastante repercussão nas redes sociais. Em que, a comunidade escolar passou a se manifestar informando que já haviam votado e escolhido o nome da escola que ficaria sendo como “Escola Municipal de Ensino Fundamental Vinícius de Morais”.

Porém, nesta manhã de terça-feira, 08 de setembro, o Poder Executivo enviou para Câmara dos Vereadores um Projeto de Lei 5.943/2020 que denomina e oficializa a escola como “Escola Municipal de Ensino Fundamental Gorete Domingos”.

Também foi lido mais o projeto de Lei 5.942/2020 que denomina e oficializa “Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Dirce Bianchin de Ávila” a atual Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professora Dalila Donadon.

Os nomes escolhidos pelo Poder Executivo são de duas ex-servidoras municipais: Gorete Domingos – falecida em 17 de maio de 2017, que ocupava o cargo de cozinheira. E da ex-professora Dirce Bianchin de Ávila que faleceu em 2019, num acidente de carro no MT. Dirce era professora da Escola Dalila Donadon.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas