Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Especialistas em saúde mental destacam importância de cuidar da saúde mental na terceira idade

- anúncio-

Foto: Jesica Labajos/Folha de Vilhena

 

Fala-se muito de saúde mental dos jovens, nesta última década o assunto relacionado a doenças psicológicas, depressão e ansiedade ganhou muita visibilidade em todos os espaços. Pouco é abordado sobre essas situações em pessoas mais velhas, até porque as crises são automaticamente associadas às fases de questionamentos (adolescência), inseguranças e fases afetivas.

“No ano passado, o IBGE revelou que pessoas entre 60 a 64 anos são as mais afetadas pela depressão no Brasil, ainda mais agora nessa época atípica que estamos vivendo”, disse Edna dos Reis Barbosa que é Coordenadora do Centro de Referência a Saúde do trabalhador do município de Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -

Especialista por Residência em Saúde Mental e Saúde do Trabalhador, a Enfermeira Edna destaca a importância de trabalhar e cuidar da saúde mental da terceira idade. Enfatizando que existe um grande número de idosos que desenvolvem problemas de transtorno mental e em muitos casos, nem eles, tão pouco os familiares sabem lidar com a situação.
“A ansiedade e até mesmo a depressão podem surgir diante de situações cotidianas, na vida do idoso com, por exemplo, a perda de memória, dores físicas, solidão ou falta de compreensão por familiares e em outros casos”, comenta.

- Advertisement -

A Enfermeira Janaína Franco dos Santos, Residente em Saúde Mental e Especialista em Urgência e Emergência conta que identificação de doenças mentais na terceira idade também é difícil de identificar pelos profissionais. “Há todo um contexto de investigação, acompanhamento e avaliação de histórico do paciente para que possamos identificar como está a saúde mental do idoso”.

Janaina ressalva que exercitar o corpo e a mente, estimular alimentação saudável e ter momentos de lazer com mais frequência é uma das maneiras para a minimizar o sofrimento psíquico do idoso deprimido. “Idosos que também realizam acompanhamento psicoterapêutico são os menos afetados, porque há um momento de desabafo, compartilhamento de ideias e pensamentos”.

Em Vilhena, todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS são portas de entradas para esses atendimentos. “As unidades contam com profissionais capacitados para receberem os idosos e a população em geral para esse tipo de atendimento”, conta a Enfermeira Edna destacando que nas UBS o paciente é ouvido e encaminhado, conforme a necessidade, para a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS que é implantada no município.

“É muito importante que a família esteja mais presente e ativa nessa fase da terceira idade, apesar de estarmos vivendo um ano atípico, em que exige o distanciamento social. Inovar é a palavra certa. Hoje temos a tecnologia e incentivar os idosos a aprenderem manusear as redes sociais é uma forma de ocupar e entreter a mente. E isso já vem se tornando um hábito, pois nessa quarentena vários idosos instalaram um aplicativo no celular e se divertem fazendo vídeos dançando e rindo”, diz a Enfermeira Janaina revela que a rede social é uma das maneiras para ocupar a mente dos idosos.

É muito importante que o nosso município esteja sempre investindo nas praças públicas, passarelas para caminhadas, pois isso são um estímulo e apoio às atividades físicas e cotidianas da população.

Em Vilhena, a cidade conta com mais de sete academias ao ar livre e que segundo a prefeitura, nos próximos meses haverá manutenção em todas elas, para que os idosos e população em geral possam estar realizando as atividades físicas nos aparelhos.

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas