Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Em Vilhena, familiares pedem volta das visitas presencias nas unidades prisionais suspensas há sete meses

- anúncio-

Foto: Divulgação

O site Folha de Vilhena recebeu vários depoimentos e áudios de mães e esposas de presos em Vilhena. O desabafo dos familiares é pela suspensão de visitas nas unidades prisionais desde o mês de março por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Conforme uma das representantes a qual chamaremos de “Diana”, os familiares estão realizando um movimento pro-visitas aos presos. O ato é uma tentativa de chamar a atenção da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para que retome as visitas presenciais nas casas penais. “Somos uma classe minoritária diante da sociedade e nós não estamos tendo voz. Então, esse movimento é um grito de socorro porque tudo está voltando à normalidade. Mas, os filhos e pais presos estão sem poder ver seus familiares, e nós sem receber alguma notícia deles. Já se passaram sete meses e até agora não podemos rever nossos entes queridos”, destaca.

Ainda conforme “Diana” no Decreto N° 25.412, DE 17 de setembro de 2020 – publicado no Dário Oficial do Estado no dia 26 de setembro, na edição 189, o governador Marcos Rocha liberou as visitas às unidades prisionais, no entanto, até agora elas continuam suspensas. “Desde o dia da publicação do decreto estamos correndo atrás de nossos direitos, mas a resposta é a mesma: não está liberado! É uma luta muito grande para todas as famílias que tem um parente no sistema carcerário”.

- Advertisement -
- Advertisement -

VISITAS FICARAM PARA OUTUBRO

- Advertisement -

Conforme o site Rondoniagora, as visitas às casas penais em Rondônia voltarão na primeira semana de outubro. A informação foi repassada pela Sejus que destacou que as visitas voltarão de forma gradativa para resguardar servidores e presos, uma vez que o contágio pela covid-19 ainda é muito grande.

A Sejus tem trabalhado na nova portaria de regulamentação que explicitará as exigências administrativas e procedimentos a serem seguidos, como por exemplo, número de visitantes, regras de comportamento, tempo de duração das visitas e quais estabelecimentos prisionais estão aptos a reabertura. Essas normas deverão ser publicadas ainda nesta semana.

UNIDADES PRISIONAIS DE VILHENA

No dia 22 de setembro, o vice-presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (SINGEPERON), Claudinei de Farias, concedeu entrevista ao FOLHA e nela ressaltou que um dos fatores de ter zero infectados pelo coronavírus nas unidades prisionais da cidade é devido a proibição das visitas. Comentou também que o Estado vem se programando para as retomadas de visitas previstas para outubro e que todas as medidas de segurança estão sendo estudadas. Contudo, ficará proibida a entrada de pessoas do grupo de risco, em especial idosos e crianças.

Veja o desabafo de alguns familiares

É vergonhoso como são tratadas as mães e as esposas do sistema prisional, triste. Triste demais é você não ter notícia do seu filho é você não poder ver o seu filho, é um pai não poder ver os seus filhos, e é os filhos que são crianças que já não os veem a mais de 7 meses. Imagina como seria não ouvir a voz não sentir o abraço do seu pai ou do seu filho vivo, mas que por causa do sistema prisional você não pode ver, ouvir ou falar com ele, dor e tristeza é o que sentem as mães e esposas daqueles que se encontram encarcerados até quando essa classe vai ficar sem ouvidos e olhos?! Não só na política mas em tudo aqueles que estão preso antes de qualquer coisa são homens não são animais são seres humanos e precisam ser tratados como tal nós aqui fora a família no sentimos como bichos humilhados e desprezados por uma sociedade que julga a todos com igualdade, nem todo presidiário a marginal e nem por isso merece ser tratado como um animal. Atenciosamente uma mãe, uma esposa, um filho que já não pode mais se calar.

Visita sim!


E muito triste ver uma criança pedindo pra ver seu pai, chora pedindo pra ver seu pai, pois apesar de eles está lá por ter feito algum errado eles já estão pagando pelo seu erro e são ser humanos eles tem família tem uma mãe que chora e ora pelo seu filho porque acredita na sua mudança . Vai fazer 7 meses já aqui eles não pode mais ver sua família sem poder ter uma palavra de conforto um abraço poder comer uma comida diferente. Tá certo que foi cortadas as visitas por causa da pandemia, mas já foi teclado já pelo governo que já pode volta como em outras cidades já tá tendo já então porque aqui não tá tendo? A visita é um direito de todos e estão privando eles disso atenciosamente  uma mãe , filha  esposa que já não pode mais se calar já esperamos do mais.

VISITA SIM!


Bom… quero começar já pedindo encarecidamente para que as autoridades cabíveis venham revigorar o pedido para que retorna as visitas nos presídios sei que nesse tempo de pandemia não pode se aglomerar muitos pessoas mas no presídio Cone Sul de Vilhena Rondônia Tem sim possibilidade jeito para poder ter as visitas pois as visitas não é nas células tem um espaço uma quadra enorme tem banheiros três banheiros não tem desculpa para dizer que vai precisar entrar na cela a cela para ter relação íntima é separadas são quatro células separadas quartos né companheiro e tipo cama de concreto de casal então a gente não tem contato entrar lá só se liberar a nossa visita tirada numa quadra a possibilidade sim de liberar visita para gente pode ser Inúmeras pessoas  coloca em quantidade mínima coloca um horário específico tipo uma hora uma hora e meia dez pessoas 5 de cada lado são duas quadras Dá para dividir estamos de ver nossos entes queridos já tem 7 meses somos ser humanos não somos bichos não somos animais isso é um pedido de uma esposa de uma mãe de uma filha de um filho peças as autoridades não só agora por ser um momento de política mas eu sei se eles humanos também porque o amanhã só pertence a Deus E hoje somos nós que estamos sofrendo mas amanhã pode ser você ou algum parente que esteja atrás das grades chega de se calar chega de ficar quieto.

Visitas Sim!


Então é muito triste ficar sem ver a pessoa q está preso, porém eu imagino a dor de cada mãe, cada esposa ,ou seja cada um q tem um da sua família naquele local, no meu modo de pensa mesmo q estamos em um momento de pandemia mas  deve volta  a visita ,só cada um  manter todos seus cuidado ,Pois é muito triste vc fica longe sem saber uma notícia como eles está ,claro todos q está lá cometeu um erro, mas eles tá la pra se arrepender, pra muda de vida, então este é um momentos q precisa muito de visita, porq quem vai estar visitando tá ali dando um conselho, uma palavra de mãe, esposa ou até mesmo irmã, como no meu caso é meu irmão, Gente eu estava grávida de quase 9 meses eu ia de bicicleta todos quinta com minha mãe visita, porq amo demais meu irmão, tem dias q choro ,só Deus me conhece, Minha mãe também ela n passa um dia sem chora pra pode ver o filho, pode chega matar aquela sdds q a meses já, gente isto é muito doido pra um familiar ,quero logo poder ver meu irmão, conversa, aconselha, saber como ele está, isto alegra meu coração, quantas noites de sono já foi perdido preocupado com eles, ficar sem visita não da ,eles precisa de um conselho da família, A gente precisa de notícia deles da mesma forma eles querem de nos aqui, não aguento mas a saudade do meu maninho. Minha mãe n aguenta a saudade do filho e da mesma forma todos, N sei muito expressa assim, Mas creio q entenderão minha revolta, muitos coisa já voltaram então visita também pode, Mas porém parece q querem dar um castigo pra quem vai visita só pode, porq a democracia é grande pra liberarem  …

#unidas venceremos…essas são as palavra no meu nome e da minha mãezinha.

 

 

 

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas