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BR-319: Ministro da Infraestrutura anuncia pavimentação em trechos da rodovia que liga Manaus a Porto Velho

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(Foto: DNIT/Divulgação)

O anúncio aconteceu durante uma videoconferência realizada na manhã da última segunda-feira (21 de setembro). No momento, o Ministro da Infraestrutura divulgou que 52 quilômetros da BR-319, que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO), serão pavimentados em 2021. O resultado do edital para contratação da empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo foi anunciado na terça-feira (22).

A área contemplada de 52 quilômetros trata-se do lote C (conhecida como lote Charlie), entre os KM 198 e 250. Outros 400 KM, no Trecho do Meio, também estão sendo estudados para que a licença ambiental possa ser expedida. O projeto em relação aos 400 quilômetros também já foi contratado.

A expectativa é de que até 2022, a BR-319 esteja completamente em obras. Com o início das chuvas no fim de 2020 até o primeiro semestre de 2021, a elaboração de projetos de engenharia será facilitada. Além disso, serviços como bueiros, pontes e travessias de fauna poderão começar ainda este ano.

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O trecho que compreende a BR-319 sai do Porto da Ceasa, na capital do Amazonas, seguindo em alguns pontos pela margem do Rio Negro. Até o Porto do Careiro da Várzea somam-se 13 KM de barco, continuando em terra até Rondônia. 198 quilômetros iniciais da BR-319 já possuem asfalto, com outros 164 KM no fim dela.

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RECONSTRUÇÃO DO LOTE C

Um projeto de reconstrução do Lote Charlie está andamento após termo de acordo e compromisso firmado entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Com isso drenagens, recuos, recuperação de áreas degradadas, 20 passagens aéreas e 20 subterrâneas de fauna (para animais que cruzam a BR) serão realizados.

A Rodovia possuirá duas faixas de rolamento de 3,5 metros com dois acostamentos de 1 metro, sem aumento da área ocupada. A ideia da reconstrução do lote C e a pavimentação dos 52 KM é evitar gastos com revestimentos primários que serão descartados após algumas chuvas, sendo necessário renová-los posteriormente.

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