Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Quinta-feira, 25 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Escola Marcos Donadon em Vilhena pode ter nome alterado para Professora Merly Deffune Profeta

- anúncio-

  Sugestão feita pelo vereador Wilson Tabalipa na sessão da Câmara de Vereadores 

A indicação foi feita na manhã desta terça-feira, 04 de agosto, durante a 18ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores no município de Vilhena. O vereador, Wilson Tabalipa (PV) falou sobre a indicação para alteração do nome da Escola municipal Marcos Donadon, de acordo com o pedido do Ministério Público.

Foto – Jesica Labajos (Folha de Vilhena)

O processo esteve arquivado nos últimos anos, mas voltou a tramitar e como sugestão de nome, o vereador indicou que a escola receba o nome da professora Merly Deffune Profeta, que chegou a Vilhena no ano de 1983, ficou um ano e retornou para morar no ano de 1986 ficando em Rondônia até a sua aposentadoria em 1995, como professora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Dividida em trabalhos entre Porto Velho e Vilhena, contribuiu para graduação de educadores em especial no Cone Sul do estado de Rondônia. Depois de 37 anos de trabalho retornou a Maringá-PR após a sua aposentadoria. De seus trabalhos em educação, destaque-se a criação da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, com recursos do IPHAM; a participação na criação da AVEC-Associação Vilhenense de Ensino e Cultura; a participação na criação do campus da UNIR em Vilhena além de ser responsável pela criação e gerenciamento do Abrigo Municipal de Crianças em Situação de Vulnerabilidade. Professora Merly era casada com o professor Almicar Machado Profeta (residente no Paraná), onde juntos realizaram tantos outros serviços para o desenvolvimento de Vilhena.

- Advertisement -
- Advertisement -
Professora Merly ao lado do professor Gilton Fundão (de vermelho) Arquivo Familiar – extraída do Grupo Memoria Vilhenense (Facebook)

Há 12 anos que tramita essa ação na Justiça, para retirada e substituição dos nomes de quatro escolas em Vilhena. Em 2014, uma liminar do Tribunal de Justiça de Rondônia determinou que retirassem as placas com a identificação das instituições da fachada dessas quatro escolas que levam o nome de integrantes da família Donadon no município.

- Advertisement -

Durante discurso, vereador solicitou o apoio dos demais vereadores e informou que se a comunidade escolar aprovar a sugestão, logo em breve a alteração pode ser feita.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas