Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Terça-feira, 23 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Após 25 anos do Massacre em Corumbiara, Liga Camponesa invade antiga Fazenda Santa Elina em Chupinguaia

- anúncio-

Cerca de 130 famílias dos invasores chegaram na madrugada do último domingo, em três ônibus além de veículos próprios

Segundo informações obtidas pela reportagem do site Folha de Vilhena, o proprietário da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, antiga Fazenda Santa Elina, localizada na área rural de Chupinguaia registrou na UNISP de Vilhena uma ocorrência policial relatando a invasão na área da reserva de sua propriedade.

- Advertisement -
- Advertisement -

Nesta manhã de quarta-feira, 19 de agosto, o proprietário da fazenda solicitou o apoio da Polícia Militar de Chupinguaia, que juntamente com o auxílio da guarnição de Novo Plano e também da Polícia Ambiental de Vilhena e seguiram para o local onde estariam os invasores.
Com aproximadamente 3km da reserva invadida, pôde-se averiguar pelos policiais a presença de pessoas soltando fogos de artifício, com a intenção de avisar os demais membros, além de outros integrantes correndo para o interior da mata fechada.

- Advertisement -

A informação é  que, na madrugada do último domingo, 16 de agosto, chegaram três ônibus com integrantes da Liga Camponesa, identificada como Liga dos Camponeses Pobres de Rondônia e Amazônia Ocidental, entre eles homens, mulheres e crianças. Já na segunda-feira, 17, chegou outro ônibus com integrantes. Alguns camponeses também vieram em motos e carros, deixando os veículos escondidos nas proximidades.

Em contato com os Camponeses, a polícia coletou informações de que há no local 130 famílias, entre eles, homens, mulheres, jovens e crianças. Ninguém foi identificado ou apreendido, enquanto os militares tentavam conversar com os Camponeses, na qual todos estavam com os rostos cobertos com camisetas e outros com bala clava, havia um membro dos invasores que exaltado dizia palavras de ordem, como: “essa terra é nossa” incitando os demais camponeses do grupo.
Ainda durante a aglomeração, crianças e adultos estavam com foices, facão e machado em mãos levantando na tentativa de intimidar os policiais e a todo momento ouvia-se estouros dentro da mata, aparentando ser disparos de arma de fogo.

A invasão ocorre, exatamente uma semana após a data 9 de agosto, em que se completa 25 anos do triste ocorrido: “Massacre de Corumbiara”.

A parte invadida pelos camponeses essa semana  é a área de reserva ambiental da Fazenda. Local proibido para pastagens, cultivos e outras ações.

Será realizado uma operação com número maior de policiais para que a lei seja cumprida, caso os invasores não deixem o local.

Fotos: Folha de Vilhena

 

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas