Banner

< Cada vez mais fortes


Banner


Banner


Sexta-feira, 19 de abril de 2024 - [email protected] - whatsapp: 69 9.9957-2377

Banner
Banner


Abandono e escuridão! Moradores reclamam de falta de manutenção em academias e parques públicos em Vilhena

- anúncio-

Aparelhos enferrujados, quebrados e falta de iluminação pública tem incomodado moradores que utilizam espaços para caminhadas e lazer

Ainda que estejam proibidas as aglomerações em praças públicas de Vilhena, moradores buscam de alguma forma, tomando precauções com distanciamento social, a continuarem suas rotinas de bem estar. Com caminhadas e exercícios ao ar livre, boa parte da população saem nos finais de tarde e também na madrugada para dedicar um pouco à saúde física.

Mas o abandono dos poucos espaços que a cidade possui para estes tipos de atividades vem trazendo transtorno e indignação à população. “Se houvesse manutenção das academias com mais frequência, por parte da prefeitura, tenho certeza que tudo estaria mais bonito e conservado”, disse uma moradora do Bairro Marcos Freire.

- Advertisement -
- Advertisement -

Academia ao ar livre – Bairro Marcos Freire

- Advertisement -

A moradora conta que reside há mais de 15 anos na região e que por muitos anos, a população aguardava por um espaço para poder passar os finais de tarde, caminhar e praticar atividade física ao ar livre. Na praça localizada no Bairro Marcos Freire, a academia popular encontra-se totalmente destruída, com os equipamentos quebrados, faltando pedaços peças e o pouco que sobrou está enferrujado. “Além disso, as calçadas estão quebradas e não temos iluminação. A noite e de madrugada é um breu total, aí quem toma conta? Os malandros, dá até medo”, conta.

Nossa reportagem também recebeu imagens de como se encontra a academia popular localizada no Bairro Orleans. “Aqui no Orleans temos iluminação, fraca, mas temos. O que está completamente abandonado são os aparelhos, não temos manutenção há anos. Com o tempo vai quebrando e destruindo, fica tudo no relento, sol e chuva destrói mesmo”, relata outra moradora.

Academia ao ar livre – Bairro Orleans (proximidades da UNESC)

Em abril de 2019, a reportagem do site Folha de Vilhena produziu a matéria “Vilhena possui cinco academias ao ar livre atribuída para idosos, mas adultos e crianças também usam para praticar exercícios físicos”, mas atualmente a cidade possui sete academias ao ar livre, sendo instaladas nas praças dos bairros São José, 5° BEC, Setor 19, Cohabinha, Jardim Eldorado, Marcos Freire e Jardim América (ao lado da Câmara dos vereadores).

Em contato com a assessoria de comunicação, a nossa reportagem foi informada que todas as academias ao ar livre são de responsabilidade compartilhada das secretarias de Obras, de Esporte, da Fundação, do Meio Ambiente e do Planejamento. E que a secretaria municipal de planejamento já está com o processo de licitação para instalação de 5 novos pontos de playground infantil que serão instalados na Praça do 5º Bec, Cohab, São José, Praça do Mensageiro e Câmara dos vereadores.

A instalação desses novos parquinhos é uma emenda do Deputado Estadual Lebrão e que segundo a assessoria, o projeto já está pronto e deve ser licitado nos próximos dias, como o processo é demorado acreditasse que deve ser entregues no início de 2021.

A secretaria de planejamento informa que também já enviou uma equipe para as praças municipais onde estão instalados os parques e academias ao ar livre, para realizarem um levantamento de todo material que necessita ser trocado ou restaurado. Essa ação será custeada com recurso próprio, ainda este ano.

Sobre a iluminação em vários pontos da cidade, a SEMCOM garante que o material já foi solicitado e que a secretaria de obras está aguardando a chegada de lâmpadas e outros itens para dar início a revitalização da Praça dos pneus no Bairro Marcos Freire e demais pontos da cidade.

- Advertisement -

Veja também




< Cada vez mais fortes

Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas