Banner



Banner


Banner


Quinta-feira, 28 de março de 2024 -





Banner



Banner

Transferência de coloradense com Covid-19 para Vilhena causa confusão em Hospital

- anúncio-

(Foto: Arquivo Folha de Vilhena)

Uma transferência de paciente entre Colorado D’Oeste e Vilhena ocasionou uma confusão no Hospital Regional, depois que o Diretor do local teria argumentado contra a internação de uma mulher. O caso aconteceu nessa quarta-feira (01 de julho), e acabou parando na Delegacia.

Um Delegado foi até o Hospital, anunciando que haveria prisões se a coloradense não fosse atendida no centro médico. Após uma breve discussão, a mulher foi internada e recebeu os medicamentos necessários para o início do tratamento.

Em uma nota concedida ao Folha de Vilhena, a assessoria do Hospital informou que havia um protocolo de atendimento no Estado de Rondônia. Cacoal era, até essa quarta-feira, a referência em atendimento ao Covid-19 para os casos de internação na região. No entanto, a cidade atingiu a capacidade máxima de internações na UTI, e não é mais capaz de absorver os pacientes de outros municípios.

- Advertisement -
- Advertisement -

Em paralelo, Vilhena também havia investido em uma Central de Atendimento. “A Prefeitura de Vilhena se esforçou ao máximo para equipar sua própria Central, que hoje conta com 12 leitos de UTI completos, com respiradores, em funcionamento para pacientes com covid-19 ou suspeitos (a maior quantidade de todas as redes municipais de Saúde de Rondônia)”, informou a nota.

- Advertisement -

Com a ocupação total de leitos em Cacoal, o protocolo estadual acabou deixando de valer. Com leitos disponíveis em Vilhena, cidade mais próxima de Colorado D’Oeste, a paciente foi realocada na Central de Atendimento do município. “O prefeito Eduardo Japonês esteve no local, compreendeu a situação e, naturalmente, garantiu o atendimento ao paciente coloradense”, garantiu a nota.

PREVISÃO DE LOCKDOWN

A assessoria da Prefeitura ainda comentou que voltou a considerar um lockdown em Vilhena. “O SUS é um sistema interligado, porém os municípios da região não estruturaram alas específicas de atendimento em internação para covid-19, alguns não estão dando medicação e praticamente todos os pacientes sintomáticos estão sendo enviados para outras cidades maiores, o que sobrecarrega o sistema”.

Enquanto a cidade cumpre a Portaria que voltou Vilhena para a fase 1 de combate ao Covid-19, a administração ainda negocia com o Governo do Estado a retirada do município da lista que determinou fechamento das atividades comerciais. Uma resposta é aguardada até esta quinta-feira (02).

 

- Advertisement -

Veja também









Notícias relacionadas













z
Pular para a barra de ferramentas